sicnot

Perfil

País

CDS-PP apresenta no Parlamento projeto de apoio à natalidade e às famílias

O CDS-PP apresenta esta tarde no Parlamento um projeto de resolução para promover a natalidade e ajudar as famílias.

© Denis Sinyakov / Reuters

O documento propõe atribuir incentivos fiscais às empresas que adotem soluções "amigas das famílias", como por exemplo ajudas para o pagamento de despesas de educação ou até respostas sociais para os idosos ou dependentes.

O PP quer ainda regulamentar o teletrabalho, flexibilizar a partilha da licença parental entre pai e mãe e estender o direito de gozo de licença e de faltas dos pais aos avós.

Quanto à procriação medicamente assistida, os centristas querem aumentar de três para 5, os ciclos de tratamento comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde.

O CDS entende ainda que os horários das creches e do pré escolar devem adequar-se às necessidades reais das famílias, especialmente para os pais que trabalham ao fim de semana, por turnos ou com horário noturno.

O projeto de resolução pretende ainda definir programas de apoio à habitação para jovens casais com filhos e alterar as regras do abono de família por deficiência.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.