sicnot

Perfil

País

CDS-PP apresenta no Parlamento projeto de apoio à natalidade e às famílias

O CDS-PP apresenta esta tarde no Parlamento um projeto de resolução para promover a natalidade e ajudar as famílias.

© Denis Sinyakov / Reuters

O documento propõe atribuir incentivos fiscais às empresas que adotem soluções "amigas das famílias", como por exemplo ajudas para o pagamento de despesas de educação ou até respostas sociais para os idosos ou dependentes.

O PP quer ainda regulamentar o teletrabalho, flexibilizar a partilha da licença parental entre pai e mãe e estender o direito de gozo de licença e de faltas dos pais aos avós.

Quanto à procriação medicamente assistida, os centristas querem aumentar de três para 5, os ciclos de tratamento comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde.

O CDS entende ainda que os horários das creches e do pré escolar devem adequar-se às necessidades reais das famílias, especialmente para os pais que trabalham ao fim de semana, por turnos ou com horário noturno.

O projeto de resolução pretende ainda definir programas de apoio à habitação para jovens casais com filhos e alterar as regras do abono de família por deficiência.

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.