sicnot

Perfil

País

CDS-PP apresenta no Parlamento projeto de apoio à natalidade e às famílias

O CDS-PP apresenta esta tarde no Parlamento um projeto de resolução para promover a natalidade e ajudar as famílias.

© Denis Sinyakov / Reuters

O documento propõe atribuir incentivos fiscais às empresas que adotem soluções "amigas das famílias", como por exemplo ajudas para o pagamento de despesas de educação ou até respostas sociais para os idosos ou dependentes.

O PP quer ainda regulamentar o teletrabalho, flexibilizar a partilha da licença parental entre pai e mãe e estender o direito de gozo de licença e de faltas dos pais aos avós.

Quanto à procriação medicamente assistida, os centristas querem aumentar de três para 5, os ciclos de tratamento comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde.

O CDS entende ainda que os horários das creches e do pré escolar devem adequar-se às necessidades reais das famílias, especialmente para os pais que trabalham ao fim de semana, por turnos ou com horário noturno.

O projeto de resolução pretende ainda definir programas de apoio à habitação para jovens casais com filhos e alterar as regras do abono de família por deficiência.

  • "Foi um golpe muito forte"
    1:41
  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • SIC acompanhou Francisco George no último dia como diretor-geral da Saúde
    6:20