sicnot

Perfil

País

CDS-PP apresenta no Parlamento projeto de apoio à natalidade e às famílias

O CDS-PP apresenta esta tarde no Parlamento um projeto de resolução para promover a natalidade e ajudar as famílias.

© Denis Sinyakov / Reuters

O documento propõe atribuir incentivos fiscais às empresas que adotem soluções "amigas das famílias", como por exemplo ajudas para o pagamento de despesas de educação ou até respostas sociais para os idosos ou dependentes.

O PP quer ainda regulamentar o teletrabalho, flexibilizar a partilha da licença parental entre pai e mãe e estender o direito de gozo de licença e de faltas dos pais aos avós.

Quanto à procriação medicamente assistida, os centristas querem aumentar de três para 5, os ciclos de tratamento comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde.

O CDS entende ainda que os horários das creches e do pré escolar devem adequar-se às necessidades reais das famílias, especialmente para os pais que trabalham ao fim de semana, por turnos ou com horário noturno.

O projeto de resolução pretende ainda definir programas de apoio à habitação para jovens casais com filhos e alterar as regras do abono de família por deficiência.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente, reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do seu 22.º aniversário. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, se não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.