sicnot

Perfil

País

Marcelo inicia viagem de dois dias a Estrasburgo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inicia hoje uma visita de dois dias a Estrasburgo, França, durante a qual discursará perante o Parlamento Europeu, tornando-se o quinto chefe de Estado português a dirigir-se à assembleia europeia.

Marcelo Rebelo de Sousa presidirá hoje a uma receção aos eurodeputados portugueses na residência da missão de Portugal junto do Conselho da Europa.

Na quarta-feira, o Presidente da República deslocar-se-á então ao Parlamento Europeu, onde será recebido pelo presidente da assembleia, Martin Schulz, antes de discursar no hemiciclo, tornando-se o quinto chefe de Estado português a fazê-lo, depois de Ramalho Eanes (1978), Mário Soares (1986), Jorge Sampaio (1998) e Cavaco Silva (por duas ocasiões, em 2007 e 2013).

De acordo com uma nota do Parlamento Europeu, "o balanço dos 30 anos de Portugal na UE, a crise dos migrantes e refugiados e os desafios colocados pelo terrorismo deverão ser alguns dos assuntos abordados" no discurso de Marcelo Rebelo de Sousa.

Esta é a segunda deslocação do Presidente da República ao estrangeiro desde que tomou posse, a 09 de março, após a visita, a 16 e 17 de março, ao Vaticano e Madrid.

Lusa

  • "De hoje em diante, só a América virá em primeiro lugar"
    3:20
  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39

    Mundo

    As primeiras decisões da era Trump não tardaram. O 45.º Presidente dos Estados Unidos da América já avançou com algumas medidas, entre elas, a confirmação dos nomes que vão compor a nova administração e a criação do Dia do Patriotismo.

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.