sicnot

Perfil

País

Marcelo inicia viagem de dois dias a Estrasburgo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inicia hoje uma visita de dois dias a Estrasburgo, França, durante a qual discursará perante o Parlamento Europeu, tornando-se o quinto chefe de Estado português a dirigir-se à assembleia europeia.

Marcelo Rebelo de Sousa presidirá hoje a uma receção aos eurodeputados portugueses na residência da missão de Portugal junto do Conselho da Europa.

Na quarta-feira, o Presidente da República deslocar-se-á então ao Parlamento Europeu, onde será recebido pelo presidente da assembleia, Martin Schulz, antes de discursar no hemiciclo, tornando-se o quinto chefe de Estado português a fazê-lo, depois de Ramalho Eanes (1978), Mário Soares (1986), Jorge Sampaio (1998) e Cavaco Silva (por duas ocasiões, em 2007 e 2013).

De acordo com uma nota do Parlamento Europeu, "o balanço dos 30 anos de Portugal na UE, a crise dos migrantes e refugiados e os desafios colocados pelo terrorismo deverão ser alguns dos assuntos abordados" no discurso de Marcelo Rebelo de Sousa.

Esta é a segunda deslocação do Presidente da República ao estrangeiro desde que tomou posse, a 09 de março, após a visita, a 16 e 17 de março, ao Vaticano e Madrid.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.