sicnot

Perfil

País

CDS-PP chama ministro da Educação ao Parlamento sobre demissão de secretário de Estado

O CDS-PP vai apresentar hoje um requerimento no parlamento para ouvir o ministro da Educação e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto na sequência da demissão deste último por "profundo desacordo" com Tiago Brandão Rodrigues.

Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação.

Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação.

"O grupo parlamentar do CDS vai chamar à 12.ª Comissão [Parlamentar - Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto] o até agora secretário de Estado da Juventude e Desporto [João Wengorovius Meneses] e também o ministro da Educação", anunciou o vice-presidente da bancada democrata-cristã João Almeida, junto às salas das comissões, no parlamento.

Segundo o deputado centrista, "o ministro da Educação tem sido desde o início das suas funções um fator de instabilidade neste Governo, centrada na Educação, mas que ontem [terça-feira] alastrou à Juventude e Desporto".

"Quando um secretário de Estado se demite porque diz que discorda da condução das duas políticas que tinha sob tutela e que, para além disso, discorda da forma de estar do seu ministro no exercício de funções públicas, é de uma gravidade que justifica essa presença", continuou.

João Almeida colocou duas hipóteses: "ou um dos dois não está a cumprir o programa de Governo - e temos de saber qual é - ou há uma falha total do Governo na concretização daquilo que era os seus objetivos".

Wengorovius Meneses revelou hoje que saiu do Governo "em profundo desacordo" com o ministro da Educação em relação às políticas seguidas e "ao modo de estar" no exercício de cargos públicos.

A saída do Governo foi conhecida através de uma nota colocada na página oficial na internet da Presidência da República segundo a qual o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa dará posse na quinta-feira ao novo secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, juntamente com os novos ministro e secretário de Estado da Cultura.

O novo secretário de Estado da Juventude e Desporto é deputado socialista, eleito pelo círculo de Viseu, e faz parte da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas.

  • Detido dono do cão que feriu criança com gravidade

    País

    O dono do cão de raça Rottweiler que esta terça-feira feriu com gravidade uma criança de 4 anos em Matosinhos foi detido pela PSP e o animal já foi recolhido no canil municipal, informou fonte oficial da autarquia.

    Em atualização

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.