sicnot

Perfil

País

CDS-PP chama ministro da Educação ao Parlamento sobre demissão de secretário de Estado

O CDS-PP vai apresentar hoje um requerimento no parlamento para ouvir o ministro da Educação e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto na sequência da demissão deste último por "profundo desacordo" com Tiago Brandão Rodrigues.

Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação.

Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação.

"O grupo parlamentar do CDS vai chamar à 12.ª Comissão [Parlamentar - Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto] o até agora secretário de Estado da Juventude e Desporto [João Wengorovius Meneses] e também o ministro da Educação", anunciou o vice-presidente da bancada democrata-cristã João Almeida, junto às salas das comissões, no parlamento.

Segundo o deputado centrista, "o ministro da Educação tem sido desde o início das suas funções um fator de instabilidade neste Governo, centrada na Educação, mas que ontem [terça-feira] alastrou à Juventude e Desporto".

"Quando um secretário de Estado se demite porque diz que discorda da condução das duas políticas que tinha sob tutela e que, para além disso, discorda da forma de estar do seu ministro no exercício de funções públicas, é de uma gravidade que justifica essa presença", continuou.

João Almeida colocou duas hipóteses: "ou um dos dois não está a cumprir o programa de Governo - e temos de saber qual é - ou há uma falha total do Governo na concretização daquilo que era os seus objetivos".

Wengorovius Meneses revelou hoje que saiu do Governo "em profundo desacordo" com o ministro da Educação em relação às políticas seguidas e "ao modo de estar" no exercício de cargos públicos.

A saída do Governo foi conhecida através de uma nota colocada na página oficial na internet da Presidência da República segundo a qual o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa dará posse na quinta-feira ao novo secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, juntamente com os novos ministro e secretário de Estado da Cultura.

O novo secretário de Estado da Juventude e Desporto é deputado socialista, eleito pelo círculo de Viseu, e faz parte da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.