sicnot

Perfil

País

CDS-PP chama ministro da Educação ao Parlamento sobre demissão de secretário de Estado

O CDS-PP vai apresentar hoje um requerimento no parlamento para ouvir o ministro da Educação e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto na sequência da demissão deste último por "profundo desacordo" com Tiago Brandão Rodrigues.

Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação.

Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação.

"O grupo parlamentar do CDS vai chamar à 12.ª Comissão [Parlamentar - Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto] o até agora secretário de Estado da Juventude e Desporto [João Wengorovius Meneses] e também o ministro da Educação", anunciou o vice-presidente da bancada democrata-cristã João Almeida, junto às salas das comissões, no parlamento.

Segundo o deputado centrista, "o ministro da Educação tem sido desde o início das suas funções um fator de instabilidade neste Governo, centrada na Educação, mas que ontem [terça-feira] alastrou à Juventude e Desporto".

"Quando um secretário de Estado se demite porque diz que discorda da condução das duas políticas que tinha sob tutela e que, para além disso, discorda da forma de estar do seu ministro no exercício de funções públicas, é de uma gravidade que justifica essa presença", continuou.

João Almeida colocou duas hipóteses: "ou um dos dois não está a cumprir o programa de Governo - e temos de saber qual é - ou há uma falha total do Governo na concretização daquilo que era os seus objetivos".

Wengorovius Meneses revelou hoje que saiu do Governo "em profundo desacordo" com o ministro da Educação em relação às políticas seguidas e "ao modo de estar" no exercício de cargos públicos.

A saída do Governo foi conhecida através de uma nota colocada na página oficial na internet da Presidência da República segundo a qual o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa dará posse na quinta-feira ao novo secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, juntamente com os novos ministro e secretário de Estado da Cultura.

O novo secretário de Estado da Juventude e Desporto é deputado socialista, eleito pelo círculo de Viseu, e faz parte da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.