sicnot

Perfil

País

Guarda, Leiria, Coimbra e Castelo Branco sob Aviso Laranja devido à chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu esta quarta-feira um Aviso Laranja para os distritos da Guarda, Leiria, Coimbra e Castelo Branco, para os quais prevê "chuva forte e persistente".

Francisco Seco

O Aviso Laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas para se manterem ao corrente da evolução das condições do tempo e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Os quatro distritos vão estar sob Aviso Laranja devido a períodos de chuva por vezes forte e persistente, entre as 12:00 e as 21:00 de quinta-feira.

Na quinta-feira, vão estar também sob aviso, mas amarelo, devido a chuva, os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Aveiro e Braga.

O IPMA coloca também Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga sob Aviso Amarelo devido ao vento, estando previstas rajadas que podem atingir os 95 quilómetros/hora.

O aviso vai vigorar entre as 21:00 de hoje e o início da manhã de quinta-feira.

A Proteção Civil emitiu hoje um aviso à população devido à previsão de um agravamento das condições meteorológicas para os próximos dias, com chuva e vento fortes, podendo ocorrer cheias em meios urbanos historicamente vulneráveis.

Até ao final de sexta-feira, prevê-se que as regiões mais afetadas sejam as situadas a norte do alinhamento Montejunto-Estrela.

A mesma informação, transmitida em comunicado, indica a possibilidade de subida do nível das águas nas bacias do Minho, Cávado, Douro, Mondego e Tejo.

Lusa

  • Chuva e vento fortes nos próximos dias

    País

    A Proteção Civil emitiu hoje um aviso à população devido à previsão de um agravamento das condições meteorológicas para os próximos dias, com chuva e vento fortes, podendo ocorrer cheias em meios urbanos historicamente vulneráveis.

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15

    Mundo

    Na Califórnia, nos Estados Unidos, já foi eleito o cão mais feio do mundo de 2017, num concurso que se repete há 29 anos. Com 57 quilos, Martha recebeu a distinção enquanto ressonava no palco.