sicnot

Perfil

País

Há processos disciplinares em curso nos Serviços Prisionais

O diretor-geral da Reinserção e dos Serviços Prisionais, Celso Manata, disse hoje que há processos disciplinares em curso, na área que tutela, relativos a tráfico de drogas e corrupção.

Lusa

"Há dois ou três processos disciplinares em curso, por situações muito graves - tráfico de drogas e corrupção -, para os quais se preveem penas muito graves e um dos quais deve mesmo dar direito a demissão", disse hoje Celso Manata, durante a audição na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Sublinhando estar convicto de que a maioria dos trabalhadores dos serviços prisionais "são pessoas honestas", afirmou, no entanto, que já foram detidas alguns e que há outros que precisam de ser "recentradas".

"Há um grupo de pessoas que precisam de ser recentradas", disse.

Celso Manata esteve na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, a pedido do Bloco de Esquerda, para falar sobre a sobrelotação das prisões.

Lusa

  • Tragédia de Pedrógão Grande, seis meses depois

    País

    O incêndio que deflagrou há seis meses no concelho de Pedrógão Grande e que alastrou a concelhos vizinhos fez 66 mortos e 253 feridos, sete dos quais graves, destruiu meio milhar de casas e quase 50 empresas. Quarenta e sete das vítimas mortais seguiam em viaturas, no dia 17 de junho, e ficaram cercadas pelas chamas na EN (estrada nacional) 236-1, entre Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos ou em acessos a esta via.

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC