sicnot

Perfil

País

Mário Soares será o primeiro a receber o diploma de deputado honorário

O ex-chefe de Estado e ex-primeiro-ministro Mário Soares vai ser o primeiro constituinte a receber o diploma de deputado honorário, cerimónia privada que decorre na quinta-feira de manhã antes da entrega da mesma distinção ao Presidente da República.

Mário Soares

Mário Soares

© Rafael Marchante / Reuters

Fonte do gabinete do Presidente da Assembleia da República confirmou à agência Lusa que Eduardo Ferro Rodrigues e os membros da mesa do parlamento entregam o diploma de deputado honorário a Mário Soares numa cerimónia privada.

Depois, às 12:00, a mesma comitiva desloca-se ao Palácio de Belém, em Lisboa, para entregar esta distinção ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A cerimónia para entrega dos diplomas aos restantes deputados constituintes vivos que aprovaram a Constituição da República Portuguesa a 02 de abril de 1976 decorre também na quinta-feira, no parlamento, da parte da tarde, depois da sessão plenária.

Inicialmente, estava previsto que Marcelo Rebelo de Sousa fosse o primeiro constituinte a receber este diploma, mas depois foi concertado entre os gabinetes do presidente da Assembleia da República e do chefe de Estado que Mário Soares o recebesse antes.

No âmbito das comemorações dos 40 anos da Constituição da República Portuguesa, todos os deputados constituintes vivos que aprovaram a lei da fundamental vão receber o diploma com o título de deputado honorário, estando já confirmada a entrega desta distinção, segundo o gabinete de Ferro Rodrigues, a 114 deputados, para além de Mário Soares e Marcelo Rebelo de Sousa.

Na cerimónia que vai decorrer da parte da tarde no parlamento vão discursar Helena Roseta, Miranda Calha e Jerónimo de Sousa, três constituintes que atualmente ainda desempenham funções como deputados, e o constitucionalista Jorge Miranda em representação dos restantes constituintes, para além de Ferro Rodrigues, que propôs um conjunto de iniciativas para assinalar os 40 anos da Lei Fundamental.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..