sicnot

Perfil

País

Metro de Lisboa cria hoje na Reboleira mais uma ligação à Linha de Sintra

A nova estação da Linha Azul do Metropolitano de Lisboa na Reboleira, Amadora, que vai permitir mais uma ligação à linha ferroviária de Sintra, entra hoje ao serviço a partir das 13:00, após ser inaugurada pelo primeiro-ministro, António Costa.

Google Maps

O prolongamento do troço do metro a partir da atual estação de Amadora Este, na Falagueira, vai permitir "viajar entre Reboleira e Marquês de Pombal em 19 minutos e entre Reboleira e Baixa-Chiado em 24 minutos", anunciou a Transportes de Lisboa (TL), que integra a rodoviária Carris, o Metropolitano e a Transtejo (transporte fluvial no Tejo).

Segundo a transportadora, o prolongamento até à Reboleira "acrescenta uma extensão de 937 metros e uma nova estação à rede do metro" - incluindo os 579,2 metros do novo troço - da Linha Azul, criando um novo interface de transportes com os comboios da Linha de Sintra.

A empresa estima que, a partir de 2020, a nova estação seja utilizada por "cerca de sete milhões de passageiros/ano", na sequência de um investimento global de cerca de 60 milhões de euros, comparticipados por financiamento comunitário de 42,5 milhões do Fundo de Coesão, para despesas realizadas entre 2007 e 2015.

A primeira fase contemplou a construção do túnel, da estação e da zona terminal da Reboleira, mas os trabalhos foram suspensos devido a problemas de financiamento.

A abertura da estação chegou a ser anunciada para o final de 2015, mas foi adiada por duas vezes e ocorre muito depois de o estudo de impacte ambiental da obra, de 2007, ter previsto o início de exploração para agosto de 2010.

"Com a nova estação Reboleira é criado um novo interface multimodal que reforça o sistema de transportes da Área Metropolitana de Lisboa, reunindo metro, autocarros, comboio, táxis, ciclovia, e oferecendo ainda parqueamento de bicicletas e estacionamento automóvel", esclareceu a TL.

A Câmara da Amadora avançou com uma intervenção na Avenida D. Carlos I, entre o Bingo do Estrela e a estação da Damaia, para aumentar o estacionamento, reforçar a iluminação pública e zonas de lazer, num investimento de cerca de 600 mil euros.

Os trabalhadores do Metropolitano anunciaram, entretanto, que iriam entregar ao Governo, na inauguração da estação, um documento com as suas preocupações e promessas do executivo que não foram cumpridas, relacionadas com a contratação coletiva e novas contratações de trabalhadores.

A Linha Azul, com a ligação à linha ferroviária de Sintra, passa a ter uma extensão de 13,7 quilómetros, com 18 estações entre a Reboleira e Santa Apolónia (Lisboa).

Lusa

  • Traço contínuo às curvas
    2:42
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Cristas calcula défice de 3,7% sem "cortes cegos" das cativações
    0:45

    Economia

    Assunção Cristas diz que o défice de 2,1% só foi conseguido porque o Governo fez cortes cegos na despesa pública. Esta manhã, depois de visitar uma unidade de cuidados continuados em Sintra, a presidente do CDS-PP afirmou que, pelas contas do partido, sem cativações, o défice estaria nos 3,7%.

  • Reservas de viagens na Páscoa e no verão aumentaram
    1:19

    Economia

    As reservas de viagens no período da Páscoa e do verão aumentaram este ano, tanto para o estrangeiro como para dentro de Portugal. O Algarve, a Madeira e os Açores continuam a ser os destinos de eleição. Os portugueses estão também a marcar férias com mais antecedência, uma das receitas para conseguir melhores preços.

  • Escada rolante inverte sentido e varre dezenas de pessoas
    1:15
  • Sol influencia alterações climáticas na Terra

    Mundo

    As flutuações da atividade solar têm um efeito sobre o clima da Terra, concluiu um estudo de investigadores suíços, que conseguiu, pela primeira vez, estimar a influência do Sol no aquecimento do planeta.