sicnot

Perfil

País

Metro de Lisboa cria hoje na Reboleira mais uma ligação à Linha de Sintra

A nova estação da Linha Azul do Metropolitano de Lisboa na Reboleira, Amadora, que vai permitir mais uma ligação à linha ferroviária de Sintra, entra hoje ao serviço a partir das 13:00, após ser inaugurada pelo primeiro-ministro, António Costa.

Google Maps

O prolongamento do troço do metro a partir da atual estação de Amadora Este, na Falagueira, vai permitir "viajar entre Reboleira e Marquês de Pombal em 19 minutos e entre Reboleira e Baixa-Chiado em 24 minutos", anunciou a Transportes de Lisboa (TL), que integra a rodoviária Carris, o Metropolitano e a Transtejo (transporte fluvial no Tejo).

Segundo a transportadora, o prolongamento até à Reboleira "acrescenta uma extensão de 937 metros e uma nova estação à rede do metro" - incluindo os 579,2 metros do novo troço - da Linha Azul, criando um novo interface de transportes com os comboios da Linha de Sintra.

A empresa estima que, a partir de 2020, a nova estação seja utilizada por "cerca de sete milhões de passageiros/ano", na sequência de um investimento global de cerca de 60 milhões de euros, comparticipados por financiamento comunitário de 42,5 milhões do Fundo de Coesão, para despesas realizadas entre 2007 e 2015.

A primeira fase contemplou a construção do túnel, da estação e da zona terminal da Reboleira, mas os trabalhos foram suspensos devido a problemas de financiamento.

A abertura da estação chegou a ser anunciada para o final de 2015, mas foi adiada por duas vezes e ocorre muito depois de o estudo de impacte ambiental da obra, de 2007, ter previsto o início de exploração para agosto de 2010.

"Com a nova estação Reboleira é criado um novo interface multimodal que reforça o sistema de transportes da Área Metropolitana de Lisboa, reunindo metro, autocarros, comboio, táxis, ciclovia, e oferecendo ainda parqueamento de bicicletas e estacionamento automóvel", esclareceu a TL.

A Câmara da Amadora avançou com uma intervenção na Avenida D. Carlos I, entre o Bingo do Estrela e a estação da Damaia, para aumentar o estacionamento, reforçar a iluminação pública e zonas de lazer, num investimento de cerca de 600 mil euros.

Os trabalhadores do Metropolitano anunciaram, entretanto, que iriam entregar ao Governo, na inauguração da estação, um documento com as suas preocupações e promessas do executivo que não foram cumpridas, relacionadas com a contratação coletiva e novas contratações de trabalhadores.

A Linha Azul, com a ligação à linha ferroviária de Sintra, passa a ter uma extensão de 13,7 quilómetros, com 18 estações entre a Reboleira e Santa Apolónia (Lisboa).

Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47