Metro de Lisboa cria hoje na Reboleira mais uma ligação à Linha de Sintra
13.04.2016 07h42
A nova estação da Linha Azul do Metropolitano de Lisboa na Reboleira, Amadora, que vai permitir mais uma ligação à linha ferroviária de Sintra, entra hoje ao serviço a partir das 13:00, após ser inaugurada pelo primeiro-ministro, António Costa.

Google Maps
O prolongamento do troço do metro a partir da atual estação de Amadora Este, na Falagueira, vai permitir "viajar entre Reboleira e Marquês de Pombal em 19 minutos e entre Reboleira e Baixa-Chiado em 24 minutos", anunciou a Transportes de Lisboa (TL), que integra a rodoviária Carris, o Metropolitano e a Transtejo (transporte fluvial no Tejo).
Segundo a transportadora, o prolongamento até à Reboleira "acrescenta uma extensão de 937 metros e uma nova estação à rede do metro" - incluindo os 579,2 metros do novo troço - da Linha Azul, criando um novo interface de transportes com os comboios da Linha de Sintra.
A empresa estima que, a partir de 2020, a nova estação seja utilizada por "cerca de sete milhões de passageiros/ano", na sequência de um investimento global de cerca de 60 milhões de euros, comparticipados por financiamento comunitário de 42,5 milhões do Fundo de Coesão, para despesas realizadas entre 2007 e 2015.
A primeira fase contemplou a construção do túnel, da estação e da zona terminal da Reboleira, mas os trabalhos foram suspensos devido a problemas de financiamento.
A abertura da estação chegou a ser anunciada para o final de 2015, mas foi adiada por duas vezes e ocorre muito depois de o estudo de impacte ambiental da obra, de 2007, ter previsto o início de exploração para agosto de 2010.
"Com a nova estação Reboleira é criado um novo interface multimodal que reforça o sistema de transportes da Área Metropolitana de Lisboa, reunindo metro, autocarros, comboio, táxis, ciclovia, e oferecendo ainda parqueamento de bicicletas e estacionamento automóvel", esclareceu a TL.
A Câmara da Amadora avançou com uma intervenção na Avenida D. Carlos I, entre o Bingo do Estrela e a estação da Damaia, para aumentar o estacionamento, reforçar a iluminação pública e zonas de lazer, num investimento de cerca de 600 mil euros.
Os trabalhadores do Metropolitano anunciaram, entretanto, que iriam entregar ao Governo, na inauguração da estação, um documento com as suas preocupações e promessas do executivo que não foram cumpridas, relacionadas com a contratação coletiva e novas contratações de trabalhadores.
A Linha Azul, com a ligação à linha ferroviária de Sintra, passa a ter uma extensão de 13,7 quilómetros, com 18 estações entre a Reboleira e Santa Apolónia (Lisboa).
Lusa
Relacionados
- 2:20
Metro de Lisboa inaugura estação da Reboleira amanhã
O Metropolitano de Lisboa tem mais uma estação. A partir de amanhã passam a ser 57. A estação da Reboleira vai ser a última da Linha Azul da rede de metro e cria-se um novo interface de transportes com os comboios da Linha de Sintra.
Na Homepage
- 1:57
- 0:53
-
-
- 1:14
Alegado mentor dos ataques de Paris esta segunda-feira em tribunal
22.04.2018 às 18h04
-
- 0:46
Cão parcialmente cego e surdo salva criança na Austrália
Na Austrália, uma história está a emocionar o mundo. Um cão parcialmente cego e surdo salvou, na semana passada, uma criança de 3 anos que estava desaparecida.
22.04.2018 às 16h50
- 0:35
- 3:09
Foi multada porque avisou polícia sobre despejo de lixo na rua
Em Carnaxide, uma mulher apresentou queixa por causa do despejo de monos na rua. Até aqui tudo bem, inclusive quando a polícia dá início ao processo. O problema surge quando a multa é passada a quem se queixou e o caso se arrasta em tribunal.
22.04.2018 às 21h15
- 5:29
- 3:42
Vaca algarvia em risco de extinção
É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.
22.04.2018 às 17h38