sicnot

Perfil

País

Crime de maus tratos a animais de companhia subiu 51% em 2016

Os crimes relacionados com maus tratos e abandono de animais de companhia aumentaram 51% no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2015, indicou hoje a GNR.

Manchul Kim

Num comunicado, a Guarda Nacional Republicana adianta que, no âmbito da fiscalização de maus tratos a animais de companhia, participou aos tribunais 167 crimes no primeiro trimestre de 2016, mais 51 do que em igual período de 2015.

Nos primeiros três meses do ano, a GNR recebeu 1.101 denúncias, mais 243 do que em igual período de 2015, correspondendo a um aumento de 25%.

As contraordenações também aumentaram 31%, entre janeiro e março, tendo a GNR registado 1.567 autos, mais 403 do que no primeiro trimestre de 2015.

Segundo a corporação, as multas foram maioritariamente levantadas por falta de chip de identificação, vacinação ou condições higieno-sanitárias.

Pela primeira vez, a GNR traça o perfil por género dos 381 suspeitos identificados, no universo dos 655 crimes praticado em 2015.

A GNR concluiu que 77% dos autores de maus tratos a animais de companhia são homens, número que baixa para 56% no caso do abandono.

No comunicado, a GNR refere ainda que os cidadãos podem denunciar situações que possam violar a lei através da linha "SOS Ambiente e Território" (808200520), que está disponível 24 horas e tem uma cobertura nacional.

Lusa

  • Lesados do BES manifestam-se hoje no Porto

    País

    Um grupo de lesados pelo Banco Espírito Santo (BES) concentra-se hoje no Porto, junto ao Novo Banco, para exigir "a totalidade do dinheiro e os juros vencidos até à data", indicou um dos investidores.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Astronautas enviam mensagem no Dia de Ação de Graças
    1:06

    Mundo

    Comemora-se esta quinta-feira o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mais de 50 milhões de norte-americanos viajam ao encontro da família para celebrar o feriado. Também na Estação Espacial Internacional a data não foi esquecida.

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Putin apela a concessões para solução do conflito na Síria
    1:07

    Mundo

    Vladimir Putin afirma que há uma oportunidade real de pôr fim ao conflito na Síria mas avisa que são necessárias concessões de todas as partes envolvidas. O presidente russo recebeu esta quarta-feira os homólogos do Irão e da Turquia em Sochi, na Rússia.