sicnot

Perfil

País

Mais de 100 constituintes que recebem hoje título de deputado honorário

Marcelo Rebelo de Sousa vai receber hoje o título de deputado honorário da Assembleia da República pelas mãos de Eduardo Ferro Rodrigues. A cerimónia acontece no âmbito das comemorações dos 40 anos da Constituição da República Portuguesa.

Marcelo entre os mais de 100 constituintes que recebem diploma de deputado honorário.

Marcelo entre os mais de 100 constituintes que recebem diploma de deputado honorário.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Os constituintes que aprovaram a lei da fundamental em 1976 recebem o diploma de deputado honorário, sendo o primeiro o ex-chefe de Estado Mário Soares, numa cerimónia privada, seguindo-se igual distinção ao atual Presidente da República.

Já da parte da tarde, pela 17:00, no Parlamento, decorre a homenagem na qual serão distinguidos os restantes constituintes e, segundo informação avançada à Lusa pelo gabinete do Presidente da Assembleia da República, está confirmada a entrega deste diploma a 114 deputados.

Nesta sessão no parlamento vão discursar Helena Roseta, Miranda Calha e Jerónimo de Sousa, três constituintes que atualmente ainda desempenham funções como deputados, e o constitucionalista Jorge Miranda, em representação dos restantes constituintes, para além de Ferro Rodrigues.

Na quarta-feira foi apresentada a peça de teatro "Nesta Hora Primeira", nos Passos Perdidos do parlamento, obra alusiva à Assembleia Constituinte e ao período político de 1975-1976.

Do programa das comemorações da Assembleia da República dos 40 anos da Constituição fazem ainda parte uma exposição, a abertura ao público do Palácio de S. Bento e diversas conferências.

Com Lusa

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.