sicnot

Perfil

País

Mais de 100 constituintes que recebem hoje título de deputado honorário

Marcelo Rebelo de Sousa vai receber hoje o título de deputado honorário da Assembleia da República pelas mãos de Eduardo Ferro Rodrigues. A cerimónia acontece no âmbito das comemorações dos 40 anos da Constituição da República Portuguesa.

Marcelo entre os mais de 100 constituintes que recebem diploma de deputado honorário.

Marcelo entre os mais de 100 constituintes que recebem diploma de deputado honorário.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Os constituintes que aprovaram a lei da fundamental em 1976 recebem o diploma de deputado honorário, sendo o primeiro o ex-chefe de Estado Mário Soares, numa cerimónia privada, seguindo-se igual distinção ao atual Presidente da República.

Já da parte da tarde, pela 17:00, no Parlamento, decorre a homenagem na qual serão distinguidos os restantes constituintes e, segundo informação avançada à Lusa pelo gabinete do Presidente da Assembleia da República, está confirmada a entrega deste diploma a 114 deputados.

Nesta sessão no parlamento vão discursar Helena Roseta, Miranda Calha e Jerónimo de Sousa, três constituintes que atualmente ainda desempenham funções como deputados, e o constitucionalista Jorge Miranda, em representação dos restantes constituintes, para além de Ferro Rodrigues.

Na quarta-feira foi apresentada a peça de teatro "Nesta Hora Primeira", nos Passos Perdidos do parlamento, obra alusiva à Assembleia Constituinte e ao período político de 1975-1976.

Do programa das comemorações da Assembleia da República dos 40 anos da Constituição fazem ainda parte uma exposição, a abertura ao público do Palácio de S. Bento e diversas conferências.

Com Lusa

  • Sabe onde fica a Nambia? Algures em África, segundo Trump

    Mundo

    "O sistema de saúde na Nambia é incrivelmente autossuficiente", declarou o Presidente dos Estados Unidos num discurso proferido num almoço com líderes africanos. No encontro, realizado esta quarta-feira à margem da 72.ª Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque, Donald Trump repetiu o erro. Os utilizadores das redes sociais não perdoaram mais este "lapso" do chefe de Estado norte-americano.

  • Ambiente e direitos humanos dominam discurso de Costa na ONU
    2:03
  • Yoko Ono obriga limonada "John Lemon" a mudar de nome

    Cultura

    A viúva do Beatle John Lennon ameaçou processar uma empresa de bebidas polaca por causa da limonada "John Lemon". Yoko Ono não terá gostado do trocadilho entre Lennon e Lemon (limão, em inglês) e quer ver toda e qualquer garrafa com este rótulo retirada do mercado.