sicnot

Perfil

País

Mais de 100 constituintes que recebem hoje título de deputado honorário

Marcelo Rebelo de Sousa vai receber hoje o título de deputado honorário da Assembleia da República pelas mãos de Eduardo Ferro Rodrigues. A cerimónia acontece no âmbito das comemorações dos 40 anos da Constituição da República Portuguesa.

Marcelo entre os mais de 100 constituintes que recebem diploma de deputado honorário.

Marcelo entre os mais de 100 constituintes que recebem diploma de deputado honorário.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Os constituintes que aprovaram a lei da fundamental em 1976 recebem o diploma de deputado honorário, sendo o primeiro o ex-chefe de Estado Mário Soares, numa cerimónia privada, seguindo-se igual distinção ao atual Presidente da República.

Já da parte da tarde, pela 17:00, no Parlamento, decorre a homenagem na qual serão distinguidos os restantes constituintes e, segundo informação avançada à Lusa pelo gabinete do Presidente da Assembleia da República, está confirmada a entrega deste diploma a 114 deputados.

Nesta sessão no parlamento vão discursar Helena Roseta, Miranda Calha e Jerónimo de Sousa, três constituintes que atualmente ainda desempenham funções como deputados, e o constitucionalista Jorge Miranda, em representação dos restantes constituintes, para além de Ferro Rodrigues.

Na quarta-feira foi apresentada a peça de teatro "Nesta Hora Primeira", nos Passos Perdidos do parlamento, obra alusiva à Assembleia Constituinte e ao período político de 1975-1976.

Do programa das comemorações da Assembleia da República dos 40 anos da Constituição fazem ainda parte uma exposição, a abertura ao público do Palácio de S. Bento e diversas conferências.

Com Lusa

  • Tiroteio no Mississipi provoca oito mortos
    1:23

    Mundo

    Oito pessoas morreram, incluindo um polícia, depois de um tiroteio no estado norte-americano do Mississipi, nos Estados Unidos da América. O suspeito, um homem de 36 anos, já foi detido, mas as autoridades dizem que ainda é cedo para saber os motivos.

  • Milhares de brasileiros protestam na Praia de Copacabana contra Temer
    3:04
  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40
  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Polícia usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes contra cimeira do G7
    2:28

    Mundo

    A cimeira do G7 terminou este sábado com confrontos entre manifestantes e a polícia na ilha italiana da Sicília e sem o compromisso de Donald Trump sobre o Acordo de Paris para a redução de emissões de dióxido de carbono. O Presidente dos EUA fez saber na rede social Twitter que vai tomar a decisão final durante a próxima semana.