sicnot

Perfil

País

Mais de 100 constituintes que recebem hoje título de deputado honorário

Marcelo Rebelo de Sousa vai receber hoje o título de deputado honorário da Assembleia da República pelas mãos de Eduardo Ferro Rodrigues. A cerimónia acontece no âmbito das comemorações dos 40 anos da Constituição da República Portuguesa.

Marcelo entre os mais de 100 constituintes que recebem diploma de deputado honorário.

Marcelo entre os mais de 100 constituintes que recebem diploma de deputado honorário.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Os constituintes que aprovaram a lei da fundamental em 1976 recebem o diploma de deputado honorário, sendo o primeiro o ex-chefe de Estado Mário Soares, numa cerimónia privada, seguindo-se igual distinção ao atual Presidente da República.

Já da parte da tarde, pela 17:00, no Parlamento, decorre a homenagem na qual serão distinguidos os restantes constituintes e, segundo informação avançada à Lusa pelo gabinete do Presidente da Assembleia da República, está confirmada a entrega deste diploma a 114 deputados.

Nesta sessão no parlamento vão discursar Helena Roseta, Miranda Calha e Jerónimo de Sousa, três constituintes que atualmente ainda desempenham funções como deputados, e o constitucionalista Jorge Miranda, em representação dos restantes constituintes, para além de Ferro Rodrigues.

Na quarta-feira foi apresentada a peça de teatro "Nesta Hora Primeira", nos Passos Perdidos do parlamento, obra alusiva à Assembleia Constituinte e ao período político de 1975-1976.

Do programa das comemorações da Assembleia da República dos 40 anos da Constituição fazem ainda parte uma exposição, a abertura ao público do Palácio de S. Bento e diversas conferências.

Com Lusa

  • Militares da revolução denunciam corrupção nos órgãos de poder
    3:22

    País

    O presidente da Associação 25 de Abril acusa a classe política de não ter interesse em travar a corrupção em Portugal. Vasco Lourenço e Otelo Saraiva de Carvalho, dois dos militares da revolução, consideram que a corrupção está entranhada nos órgãos de poder e deve ser denunciada.

  • "Está prevista mais uma melhoria do rating para breve"
    2:46
  • Fábrica na Covilhã vai produzir para marcas de luxo
    1:47

    Economia

    A Covilhã foi a cidade portuguesa escolhida para a instalação de uma nova fábrica de produção de peças para marcas de luxo. O Grupo FM Industries Sycrilor vai reforçar o investimento na cidade e será responsável pelo polimento de metais para as marcas Louis Vuitton e Cartier.