sicnot

Perfil

País

Taxistas apelam à solidariedade de todos na "luta contra a Uber"

As associações do setor dos táxis vão apelar à população para se solidarizar na "luta contra a Uber", exigindo ao Governo que acabe com aquele serviço de transporte privado, segundo um manifesto a que a Lusa teve hoje acesso.

MÁRIO CRUZ/LUSA

No manifesto, que será distribuído a partir do dia 22, a Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) e Federação Portuguesa do Táxi (FPT) defendem que a Uber é ilegal porque "não respeita, não obedece, nem se submete às regras legais que em Portugal disciplinam a atividade do transporte em táxi".

As associações referem ainda que aquela plataforma (disponível através de uma aplicação online) cobra o que entende e aumenta os preços em épocas de maior procura, lê-se no manifesto que foi hoje entregue ao Governo e ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

As viaturas "não estão equipadas, identificadas, nem licenciadas [...] ou autorizadas para a atividade que executam", acusam ainda a ANTRAL e a FPT, acrescentando que os condutores não têm certificado profissional para o exercício da atividade.

Segundo as associações, nenhum dos intervenientes na atividade da Uber - angariador de serviços, proprietário da viatura e condutor - paga impostos ou segurança social, tal como não é abrangido pelos seguros obrigatórios por lei para o setor do transporte de passageiros.

Por tudo isso, exigem ao Governo a "atuação adequada à eliminação de uma atividade que é ilegal" e pedem a "ajuda de todos os cidadãos" neste processo.

Ao longo dos últimos meses, os taxistas têm vindo a intensificar o protesto contra o serviço da Uber.

Em março, o Ministério do Ambiente (que tutela esta área), apresentou um pacote de 10 medidas para a modernização do setor do táxi, num investimento de 17 milhões de euros, mas os taxistas consideraram tratar-se de uma moeda de troca para abrir a porta à regulamentação da Uber.

Lusa

  • Taxistas prometem continuar a lutar contra a Uber
    1:47

    Economia

    A Federação Portuguesa do Táxi e a ANTRAL discutiram o apoio de 17 milhões de euros para a modernização do setor. As medidas apresentadas pelo Governo foram aprovadas, mas os taxistas prometem continuar a protestar pela suspensão da atividade da Uber em Portugal. As associações do setor estão a estudar novas formas de luta já para o final do mês.

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • Duas opções do círculo mais próximo de António Costa
    1:41
  • O clube de amigos de António Costa

    Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.