sicnot

Perfil

País

PS perde votos, Marcelo entra em alta

Sondagem

PS perde votos, Marcelo entra em alta

Se as eleições legislativas fossem hoje o Partido Socialista venceria, sem maioria e com menos votos que há um mês. Na primeira sondagem depois da tomada de posse do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa aparece com a popularidade em alta, acima dos 55%. São os resultados da sondagem SIC/Expresso.

Marcelo Rebelo de Sousa quis transformar a Rresidência na República dos afetos e a ideia está, claramente a render-lhe popularidade.

Na primeira sondagem feita depois da tomada de posse, o Presidente da República aparece com um saldo muito acima da média, 55,5% que os próximos meses dirão se são para manter ou não.

Quem também não está nada mal na popularidade é António Costa. O primeiro-ministro sobe este mês mais de cinco pontos para quase 24%.
Catarina Martins também continua a subir e já ultrapassa os 17%, enquanto Assunção Cristas, que também é uma estreia nestes barómetros, consegue mais de 11 % de saldo positivo.

Pedro Passos Coelho, sobe em relação ao mês passado, mas ainda não chega aos 10%. E o único que continua em queda é Jerónimo de Sousa, que ainda assim tem um saldo positivo de pouco mais de 6%.

Será a popularidade dos líderes partidários proporcional aos votos que conseguiriam em urna? Nem sempre, mas neste capítulo mudou pouco no espaço de um mês.

Se as eleições legislativas fossem hoje, o PS venceria com pouco mais de 34% dos votos, menos sete décimas que no barómetro anterior.

O PSD, nem sobe, nem desce. Ficaria com os mesmos 32% do mês passado, enquanto o Bloco de Esquerda recupera cinco pontos e chega aos 9,7%.

A quarta força política continua a ser a CDU com 8,3%. O CDS de Assunção Cristas derrapa três décimas e chega aos 7,7%.

O PAN continua no fim da tabela com pouco mais de um por cento e também cai ligeiramente.

O estudo de opinião é da Eurosondagem, foi feito entre os dias 7 e 13 de abril através de 1026 entrevistas telefónicas validadas.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17