sicnot

Perfil

País

PSD disposto a estreitar relações com Partido Comunista Chinês

A China quer reforçar as relações com Portugal através dos partidos políticos e o PSD está disposto a desenvolver as relações com o Partido Comunista Chinês (PCC), segundo a agência oficial Xinhua.

Guo Jinlong, membro da Comissão Política do Comité Central do PCC, disse que o partido "atribui grande importância às relações com o PSD" e que "a China quer reforçar a cooperação com Portugal através do intercâmbio entre os partidos políticos".

Guo Jinlong, membro da Comissão Política do Comité Central do PCC, disse que o partido "atribui grande importância às relações com o PSD" e que "a China quer reforçar a cooperação com Portugal através do intercâmbio entre os partidos políticos".

A agência cita Guo Jinlong, membro da Comissão Política do Comité Central do PCC, que se reuniu na quinta-feira na capital chinesa com o secretário-geral do PSD, José Matos Rosa, segundo a Xinhua.

Guo disse que "o PCC atribui grande importância às relações com o PSD" e que "a China quer reforçar a cooperação com Portugal através do intercâmbio entre os partidos políticos".

O responsável chinês, que é também secretário do Comité Municipal de Pequim do PCC, enalteceu ainda "o aprofundamento da confiança política mútua e o contínuo desenvolvimento dos laços económicos e comerciais entre os dois países".

Segundo a Xinhua, José Matos Rosa disse que o PSD está pronto para desenvolver relações com o PCC e estreitar laços em áreas como a política, a economia, a cultura e a educação.

Fundado em 1921, o PCC é o maior partido político do mundo, com mais de 80 milhões de filiados, e um dos raros, dentro do movimento comunista internacional, que se mantêm no poder.

Mantém contactos regulares com o Partido Socialista (PS) e o Partido Comunista Português (PCP) há mais de duas décadas, mas com o PSD são raros.

Portugal tornou-se nos últimos anos um dos principais destinos do investimento chinês na Europa, logo a seguir ao Reino Unido, Alemanha e França, num montante que já ultrapassou os 10.000 milhões de euros, segundo fontes portuguesas.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Catarina Martins diz que é preciso ouvir os dois secretários de Estado sobre offshores
    1:27

    Economia

    O Bloco de Esquerda diz que participa com empenho em todas as comissões de inquérito, mas insiste que não faz sentido suspender o trabalho da comissão em curso sobre a Caixa Geral de Depósitos. Catarina Martins esteve esta manhã em Estremoz, onde comentou também o caso das transferências para offshores. A coordenadora do Bloco diz que é preciso ouvir os dois Secretários de Estado dos assuntos fiscais para perceber o que se passou.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.