sicnot

Perfil

País

PSD disposto a estreitar relações com Partido Comunista Chinês

A China quer reforçar as relações com Portugal através dos partidos políticos e o PSD está disposto a desenvolver as relações com o Partido Comunista Chinês (PCC), segundo a agência oficial Xinhua.

Guo Jinlong, membro da Comissão Política do Comité Central do PCC, disse que o partido "atribui grande importância às relações com o PSD" e que "a China quer reforçar a cooperação com Portugal através do intercâmbio entre os partidos políticos".

Guo Jinlong, membro da Comissão Política do Comité Central do PCC, disse que o partido "atribui grande importância às relações com o PSD" e que "a China quer reforçar a cooperação com Portugal através do intercâmbio entre os partidos políticos".

A agência cita Guo Jinlong, membro da Comissão Política do Comité Central do PCC, que se reuniu na quinta-feira na capital chinesa com o secretário-geral do PSD, José Matos Rosa, segundo a Xinhua.

Guo disse que "o PCC atribui grande importância às relações com o PSD" e que "a China quer reforçar a cooperação com Portugal através do intercâmbio entre os partidos políticos".

O responsável chinês, que é também secretário do Comité Municipal de Pequim do PCC, enalteceu ainda "o aprofundamento da confiança política mútua e o contínuo desenvolvimento dos laços económicos e comerciais entre os dois países".

Segundo a Xinhua, José Matos Rosa disse que o PSD está pronto para desenvolver relações com o PCC e estreitar laços em áreas como a política, a economia, a cultura e a educação.

Fundado em 1921, o PCC é o maior partido político do mundo, com mais de 80 milhões de filiados, e um dos raros, dentro do movimento comunista internacional, que se mantêm no poder.

Mantém contactos regulares com o Partido Socialista (PS) e o Partido Comunista Português (PCP) há mais de duas décadas, mas com o PSD são raros.

Portugal tornou-se nos últimos anos um dos principais destinos do investimento chinês na Europa, logo a seguir ao Reino Unido, Alemanha e França, num montante que já ultrapassou os 10.000 milhões de euros, segundo fontes portuguesas.

Lusa

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.