sicnot

Perfil

País

Segurança Social pagou abono a mais a 39 mil crianças por erro

Cerca de 39 mil crianças receberam em março um valor de abono de família superior ao que tinham direito, devido a um erro informático, anunciou hoje o Instituto de Segurança Social, que está a fazer o acerto em abril.

(Arquivo)

(Arquivo)

Em comunicado, o Instituto de Segurança Social (ISS) revela que detetou um erro informático no pagamento da prestação no mês de março, o que fez com que cerca de 39 mil crianças recebessem um valor superior ao que tinham direito.

De acordo com o ISS, as cerca de 39 mil crianças representam "menos de 4% do total dos beneficiários".

Após a deteção do erro, o ISS adianta que o "acerto está a ser feito no pagamento referente ao mês de abril", estando as respetivas famílias a ser notificadas por correio eletrónico ou por carta.

Por outro lado, o ISS diz também que "as variações que estão a decorrer nos pagamentos dos montantes do abono de família resultam dos aumentos" introduzidos pelo atual Governo e que obrigaram ao "pagamento de retroativos no mês de março".

O ISS aproveita para lembrar que um decreto-lei aprovado em janeiro veio aumentar o abono de família para crianças e jovens de famílias monoparentais de 20% para 35%, além de uma portaria que aumentou os montantes atribuídos nos 1.º, 2.º e 3.º escalões desta prestação social, atualizando-os em 3,5%, 2,5% e 2%, respetivamente.

"O aumento foi refletido no pagamento desta prestação efetuado no mês de março, o qual incluiu os retroativos referentes ao mês de fevereiro", lê-se no comunicado.

Acrescenta que este mês o pagamento do abono de família já reflete o valor final com os aumentos introduzidos pelas respetivas alterações legislativas.

Lusa

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.