sicnot

Perfil

País

Dois pescadores morrem em naufrágio em Ílhavo

Duas pessoas morreram hoje depois de uma embarcação de pesca ter afundado na praia da Costa Nova, em Ílhavo. Um terceiro pescador sobreviveu, sem ferimentos.

De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, citado pela Lusa, "uma embarcação de pesca afundou, em Ílhavo", pelas 07:43, e as autoridades resgataram do mar "dois mortos" e um terceiro tripulante, "sem ferimentos".

À SIC Notícias, o comandante dos bombeiros de Ílhavo Carlos Mouro confirmou as informações e adiantou que o pescador sobrevivente não quis qualquer tipo de apoio.

Em declarações à Lusa o comandante do Porto de Aveiro, Luciano Oliveira, disse que o alerta foi dado pelas 7:10, através de uma chamada telefónica para a Polícia Marítima feita pelos tripulantes da embarcação "Boa Vida".

"Eles estariam numa situação de emergência e pediam socorro e a chamada foi interrompida abruptamente", disse o comandante.

De imediato, a Capitania do Porto de Aveiro enviou para o local a embarcação da Estação Salva-vidas de Aveiro e uma embarcação da Polícia Marítima, tendo sido também acionado um helicóptero da Força Aérea e o navio patrulha "Cacine".

"Quando chegámos ao local, verificámos que havia mais embarcações na área a fazer buscas e começámos a fazer buscas em terra e no mar e por volta das 8:00 os corpos foram recuperados na linha de água, já sem vida", adiantou o comandante.

Os cadáveres dos dois pescadores foram encaminhados para o Gabinete Médico-Legal de Aveiro.

Quanto às causas do acidente, o comandante Luciano Oliveira referiu ainda que os pescadores "estariam a largar ou recolher redes próximo da rebentação, muito junto à praia, e foram surpreendidos pelas ondas".

"A primeira informação que a Polícia Marítima recebeu é que não teriam coletes, mas neste momento os pescadores estão a dizer que tinham coletes", adiantou o mesmo responsável.

Última atualização às 11:22/Com Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • EUA negam ter declarado guerra à Coreia do Norte

    Mundo

    Os Estados Unidos negaram esta segunda-feira ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.