sicnot

Perfil

País

Presidente da República manifesta pesar às famílias dos pescadores mortos em Ílhavo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou hoje o seu pesar às famílias dos dois pescadores que morreram num naufrágio na praia da Costa Nova, em Ílhavo, distrito de Aveiro.

Marcelo entre os mais de 100 constituintes que recebem diploma de deputado honorário.

Marcelo entre os mais de 100 constituintes que recebem diploma de deputado honorário.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

"O Presidente da República expressa os seus sentimentos às famílias dos dois pescadores da embarcação 'Boa Vida', falecidos esta manhã na Costa Nova", refere o chefe de Estado na página de internet da Presidência.

"Esta profissão de pescador, tão rica e tão ligada à nossa natureza de nação marítima, mas também tão perigosa, lembra-nos a dureza e o dramatismo da vida de muitos dos nossos compatriotas. Infelizmente, demasiadas vezes, nos confrontamos com estes trágicos acontecimentos", acrescenta.

"O Presidente da República associa-se à dor dos que perderam um ente querido, um colega de faina ou um amigo", conclui Marcelo Rebelo de Sousa.

Também hoje o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, cancelou a visita que tinha previsto a Ílhavo "por respeito" às vítimas e familiares do naufrágio.

Matos Fernandes tinha em agenda a inauguração de várias obras realizadas pela sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro no concelho de Ílhavo.

O ministro deveria inaugurar, na parte da tarde, as empreitadas de "Reordenamento e Valorização do Cais da Cova do Chegado e Cais da Bestida" e de "Reordenamento e Valorização do Cais da Gafanha D`Aquém, cuja cerimónia fica adiada para data oportuna.

Duas pessoas morreram hoje depois de uma embarcação de pesca ter afundado ao princípio da manhã na praia da Costa Nova.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, as autoridades resgataram do mar "dois mortos" e um terceiro tripulante da embarcação portuguesa, "sem ferimentos".

Lusa

  • Naufrágio em Ílhavo faz dois mortos
    1:46

    País

    Dois pescadores morreram e um sobreviveu a um naufrágio que ocorreu, ao início da manhã, na Praia da Costa Nova, em Ílhavo. Os três homens andavam à pesca do choco quando terão sido surpreendidos por uma onda que virou a embarcação. O sobrevivente ainda não prestou declarações às autoridades.

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.