sicnot

Perfil

País

Duas ilhas dos Açores sob aviso laranja após pequeno tornado

Duas ilhas dos Açores sob aviso laranja após pequeno tornado

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para a laranja o aviso de precipitação, trovoada e vento em duas ilhas açoreanas, depois de se ter registado um pequeno tornado junto à costa da ilha de São Miguel.

O fenómemo foi registado num vídeo, publicado na página de Facebook do grupo Troposfera.

"Acrescenta-se aviso laranja de vento para as ilhas do grupo oriental [São Miguel e Santa Maria], devido à possibilidade de ocorrência de fenómenos de vento extremo associados à forte instabilidade atmosférica, tendo sido observado na costa sul da ilha de São Miguel um tornado por volta das 13:45 [mais uma hora em Lisboa]", adiantou o IPMA, numa nota de imprensa.

Fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) disse, em declarações à Lusa, que não se registaram até ao momento danos provocados pelo tornado.

Segundo o meteorologista Carlos Ramalho, da delegação do IPMA nos Açores, o fenómeno durou "minutos" e ocupou uma "área pequena", estimando-se que tenha passado "muito próximo da costa" da ilha de São Miguel.

De acordo com Carlos Ramalho, a forte instabilidade atmosférica que afeta o arquipélago tem originado a formação de "nuvens de desenvolvimento vertical", que têm provocado aguaceiros, granizo e trovoada nas ilhas.

As nove ilhas dos Açores estavam sob aviso amarelo até às 9:00 de segunda-feira, devido à possibilidade de ocorrência de aguaceiros fortes, granizo e trovoada, mas o IPMA elevou o aviso para laranja nas ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria).

Até às 3:00 de segunda-feira, o IPMA prevê a ocorrência de trovoada frequente e concentrada, e de aguaceiros localmente fortes e de granizo nestas duas ilhas, emitindo ainda um aviso laranja relativo à rajada máxima de vento.

Com Lusa

  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04

    País

    Especialistas de mais de 20 países na área das doenças neurodegenerativas estão reunidos esta semana na Fundação Champalimaud, em Lisboa. A cimeira, realizada em parceria com a Fundação Rainha Sofia, de Espanha, é dedicada aos progressos na investigação e nos cuidados de saúde em doenças como o Alzheimer. As demências efetam 50 milhões de pessoas em todo o mundo, número que deverá triplicar em 2050.

  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31