sicnot

Perfil

País

Duas ilhas dos Açores sob aviso laranja após pequeno tornado

Duas ilhas dos Açores sob aviso laranja após pequeno tornado

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para a laranja o aviso de precipitação, trovoada e vento em duas ilhas açoreanas, depois de se ter registado um pequeno tornado junto à costa da ilha de São Miguel.

O fenómemo foi registado num vídeo, publicado na página de Facebook do grupo Troposfera.

"Acrescenta-se aviso laranja de vento para as ilhas do grupo oriental [São Miguel e Santa Maria], devido à possibilidade de ocorrência de fenómenos de vento extremo associados à forte instabilidade atmosférica, tendo sido observado na costa sul da ilha de São Miguel um tornado por volta das 13:45 [mais uma hora em Lisboa]", adiantou o IPMA, numa nota de imprensa.

Fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) disse, em declarações à Lusa, que não se registaram até ao momento danos provocados pelo tornado.

Segundo o meteorologista Carlos Ramalho, da delegação do IPMA nos Açores, o fenómeno durou "minutos" e ocupou uma "área pequena", estimando-se que tenha passado "muito próximo da costa" da ilha de São Miguel.

De acordo com Carlos Ramalho, a forte instabilidade atmosférica que afeta o arquipélago tem originado a formação de "nuvens de desenvolvimento vertical", que têm provocado aguaceiros, granizo e trovoada nas ilhas.

As nove ilhas dos Açores estavam sob aviso amarelo até às 9:00 de segunda-feira, devido à possibilidade de ocorrência de aguaceiros fortes, granizo e trovoada, mas o IPMA elevou o aviso para laranja nas ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria).

Até às 3:00 de segunda-feira, o IPMA prevê a ocorrência de trovoada frequente e concentrada, e de aguaceiros localmente fortes e de granizo nestas duas ilhas, emitindo ainda um aviso laranja relativo à rajada máxima de vento.

Com Lusa

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.