Há condições para um "bom ano" no que respeita a incêndios, diz secretário de Estado
18.04.2016 18h28
O secretário de Estado da Administração Interna disse hoje em Faro que existem todas as condições para que 2016 seja um "bom ano" no que respeita a incêndios florestais, mas avisou que no Algarve é preciso ter "atenção redobrada".

(arquivo)
© Jose Manuel Ribeiro / Reuters
De acordo com Jorge Gomes, que falava à margem da apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) para o Algarve, a estrutura de combate aos fogos está organizada para que todos os recursos humanos e materiais estejam operacionais, no terreno.
O governante disse que este ano estarão disponíveis, no país, 47 meios aéreos para combate aos fogos e que a "única alteração" relativamente ao ano passado diz respeito a dois helicópteros pesados Kamov, que vão ser reparados e só deverão estar disponíveis em 2017.
O responsável aludiu ainda a um terceiro Kamov que não está operacional, por estar danificado.
Questionado pelos jornalistas sobre a existência, no ano passado, de seis helicópteros Kamov no país, Jorge Gomes frisou que existiam "seis em papel e três operacionais", estimando que para o ano estejam "os cinco a funcionar, ou mesmo os seis".
O governante negou que esteja previsto novo concurso para a obtenção de meios aéreos.
Durante a apresentação do DECIF para o Algarve, o secretário de Estado da Administração Interna observou que Faro é "um distrito complexo e complicado, pelas suas áreas ardidas e ignições constantes, mas também por ser um dos que maior influência têm na captação de divisas" para o turismo.
Na mesma ocasião, o comandante operacional de Agrupamento do Algarve, Vítor Vaz Pinto, anunciou que vai ser criada este ano, para a região, uma Equipa de Planeamento, Operações e Informação (EPOI) que funcionará como equipa de apoio à célula de operações.
Será também constituído mais um Grupo de Combate a Incêndios Florestais (GCIF), sempre que declarado para a região o estado de alerta especial do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro para o DECIF, de nível laranja ou superior.
Haverá ainda mais duas equipas de sapadores florestais e uma Equipa Municipal de Intervenção Florestal.
O dispositivo para este ano na região alcança, como habitualmente, a sua maior mobilização na fase Charlie, entre 01 de julho e 30 de setembro, fase em que estarão empenhados 525 elementos e 124 veículos.
Na fase Bravo, de 15 de maio a 30 de junho, estarão disponíveis 420 elementos e 95 veículos e, na fase Delta, de 01 a 31 de outubro, 333 elementos e 79 veículos.
Lusa
Relacionados
-
António Galamba lembra que Lacerda Machado esteve envolvido nos negócios dos Kamov
Há mais uma polémica em torno da contratação de Diogo Lacerda Machado. Num artigo de opinião ao jornal I, António Galamba recorda que o jurista também esteve envolvido nos negócios dos helicópteros Kamov e do sistema integrado de emergência e segurança de Portugal (SIRESP). Os contratos de compra e de manutenção dos meios aéreos de combate aos incêndios ainda estão a ser investigados.
-
Dispositivo de combate a incêndios tem orçamento superior a 70 milhões euros
O dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) vai ter este ano um orçamento superior a 70 milhões de euros, verba idêntica à de 2015, anunciou esta quinta-feira a ministra da Administração Interna.
- 2:19
Autoridades suspeitam do envolvimento de responsáveis políticos na compra de meios aéreos
A Polícia Judiciária e o Ministério Público fizeram esta sexta-feira buscas na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil. Os investigadores procuraram e apreenderam documentos relacionados com contratos de compra e manutenção de aeronaves de combate a incêndios. Entre os suspeitos estarão responsáveis políticos, envolvidos nos negócios.
Na Homepage
- 3:22
Militares da revolução denunciam corrupção nos órgãos de poder
O presidente da Associação 25 de Abril acusa a classe política de não ter interesse em travar a corrupção em Portugal. Vasco Lourenço e Otelo Saraiva de Carvalho, dois dos militares da revolução, consideram que a corrupção está entranhada nos órgãos de poder e deve ser denunciada.
25.04.2018 às 16h46
-
Prisão perpétua para inventor dinamarquês que matou jornalista sueca
O inventor dinamarquês Peter Madsen foi condenado hoje a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall no seu submarino privado em agosto de 2017, perto de Copenhaga.
25.04.2018 às 13h12
- 1:29
Lei das barrigas de aluguer volta para o Parlamento
Os juízes do Tribunal Constitucional chumbaram algumas normas basilares da lei das barrigas de aluguer. Os processos já iniciados vão avançar e está agora nas mãos do Parlamento a alteração da lei.
25.04.2018 às 14h32
-
Portugal continua no "pelotão da frente" na luta contra alterações climáticas
25.04.2018 às 18h07
-
-
- 2:46
- 1:47
Fábrica na Covilhã vai produzir para marcas de luxo
A Covilhã foi a cidade portuguesa escolhida para a instalação de uma nova fábrica de produção de peças para marcas de luxo. O Grupo FM Industries Sycrilor vai reforçar o investimento na cidade e será responsável pelo polimento de metais para as marcas Louis Vuitton e Cartier.
25.04.2018 às 15h39
- 0:38
-
Papa convida responsáveis cristãos do Médio Oriente para dialógo sobre a paz
O Papa Francisco convidou os responsáveis cristãos do Médio Oriente para um encontro a 7 de julho em Bari no sudeste de Itália, no sentido de promover a paz na região, anunciou hoje o Vaticano.
25.04.2018 às 15h53
- 1:55