sicnot

Perfil

País

Ministro do Ambiente coordena levantamento de edifícios com amianto

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, passou a coordenar todos os trabalhos relacionados com o levantamento dos edifícios públicos, que poderão conter amianto.

João Matos Fernandes anunciou, perante os deputados da Comissão do Ambiente, que o seu ministério ficou com a coordenação do grupo de trabalho que acompanha o assunto do amianto nos edifícios públicos, que tem representação de todos os ministérios.

Este grupo terá a sua primeira reunião, na sexta-feira, de modo a reunir informação sobre a situação atual de cada ministério.

No anterior governo, não existia uma entidade coordenadora do trabalho já efetuado nesta área, e cada ministério respondia pelos seus edifícios.

"Serão cerca de 2.000 os edifícios públicos que presumivelmente poderão ter amianto, por isso estamos a falar de um plano que terá de ser ambicioso", disse o ministro, acrescentando, no entanto, que cada ministério é responsável pelo seu património.

João Matos Fernandes explicou que, no grupo de trabalho, será analisada a informação existente, definidas prioridades e analisadas formas de retirada do amianto, quando necessário, "ambientalmente seguras e que permitam continuar" o processo.

O ministro João Matos Fernandes está esta tarde a ser ouvido na comissão parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação.

Lusa

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • Governo formaliza pedido para pagamento antecipado ao FMI
    0:34

    Economia

    Mário Centeno formalizou esta terça-feira o pedido aos ministros europeus das Finanças para que autorizem o pagamento antecipado de dez mil milhões de euros ao FMI. Em entrevista à Bloomberg, o ministro descartou ainda qualquer renegociação da dívida portuguesa após a saída do Procedimento por Défice Excessivo (PDE). No final da reunião do ECOFIN, foi o Secretário de Estado Mourinho Félix quem falou aos jornalistas portugueses.

  • Governo garante que não autoriza despedimentos na PT
    2:27

    Economia

    O primeiro-ministro garantiu esta terça-feira no debate quinzenal, que não dará luz verde a eventuais despedimentos na PT. António Costa disse ainda que o país tem pouca margem orçamental, apesar da saída do Procedimento por Défice Excessivo.

  • Donald Trump já está no Vaticano 
    1:32