sicnot

Perfil

País

Publicado despacho que permite acompanhamento nas cesarianas

Foi hoje publicado um despacho em Diário da República que clarifica que é permitido o acompanhamento de grávidas durante o parto, mesmo quando é cesariana.

© Regis Duvignau / Reuters

O despacho esclarece que a mulher só não poderá ser acompanhada em situações clínicas graves "que deverão ser explicadas e registadas no processo clínico".

Até agora, a lei já previa o acompanhamento, mas deixava algumas dúvidas. Isto permitia interpretações diferentes nas unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde.

Deste modo, alguns hospitais impediam a presença de acompanhante nas cesarianas realizadas no bloco operatório.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.