sicnot

Perfil

País

Antigo hotel do Gerês vai ser demolido após derrocada parcial da fachada

O Grande Hotel do Parque, em Caldas do Gerês, Terras de Bouro, desativado há duas décadas, vai ser totalmente demolido, após a derrocada parcial da fachada, registada na noite de quarta-feira, informou o presidente da Câmara.

Segundo Joaquim Cracel, a decisão de demolição foi hoje tomada, após uma reunião entre responsáveis do município e os proprietários do antigo hotel.

Entretanto, a avenida onde o hotel se situa vai continuar encerrada ao trânsito, para possibilitar os trabalhos de limpeza e de remoção dos escombros.

A derrocada registou-se na noite de quarta-feira, tendo caído cerca de metade da fachada do antigo hotel.

Pedras de grandes dimensões invadiram a via pública mas sem atingir pessoas ou viaturas.

"Felizmente, o hotel soube escolher a hora para cair, porque em causa está a principal avenida que atravessa o Gerês. Se fosse durante o dia, podíamos estar agora a falar de um caso muito mais grave", referiu à Lusa o vereador da Proteção Civil, Luís Teixeira.

Em causa está um edifício de quatro andares que já foi o hotel mais emblemático do Gerês mas que está devoluto há duas décadas.

Entretanto, tinha perdido o telhado e, segundo o presidente da Câmara de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, entrou em "progressiva degradação", assumindo-se como um "escarro" à entrada daquela vila termal e como um "perigo" para a segurança de pessoas e bens.

"A Câmara já tinha notificado os proprietários para fazer obras de demolição ou de consolidação do edifício, mas a empresa proprietária respondeu que não tinha capacidade financeira", disse Joaquim Cracel.

Lusa

  • Ruiu parte do antigo Hotel do Gerês
    1:57

    País

    Ruiu parte do antigo Hotel do Gerês, em Terras de Bouro, Braga. Não há vitimas porque o edifício estava abandonado e a derrocada aconteceu durante a noite. Mas serão dias de trabalho para retirar o entulho da via pública, como constatou a jornalista da SIC, Cristina Freitas.

  • Parte de antigo hotel no Gerês ruiu

    País

    Parte do antigo Grande Hotel do Parque, em Caldas do Gerês, Terras de Bouro, desmoronou-se na noite de quarta-feira para a via pública, mas sem atingir pessoas ou viaturas, informou hoje o vereador da Proteção Civil.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.