sicnot

Perfil

País

Antigo hotel do Gerês vai ser demolido após derrocada parcial da fachada

O Grande Hotel do Parque, em Caldas do Gerês, Terras de Bouro, desativado há duas décadas, vai ser totalmente demolido, após a derrocada parcial da fachada, registada na noite de quarta-feira, informou o presidente da Câmara.

Segundo Joaquim Cracel, a decisão de demolição foi hoje tomada, após uma reunião entre responsáveis do município e os proprietários do antigo hotel.

Entretanto, a avenida onde o hotel se situa vai continuar encerrada ao trânsito, para possibilitar os trabalhos de limpeza e de remoção dos escombros.

A derrocada registou-se na noite de quarta-feira, tendo caído cerca de metade da fachada do antigo hotel.

Pedras de grandes dimensões invadiram a via pública mas sem atingir pessoas ou viaturas.

"Felizmente, o hotel soube escolher a hora para cair, porque em causa está a principal avenida que atravessa o Gerês. Se fosse durante o dia, podíamos estar agora a falar de um caso muito mais grave", referiu à Lusa o vereador da Proteção Civil, Luís Teixeira.

Em causa está um edifício de quatro andares que já foi o hotel mais emblemático do Gerês mas que está devoluto há duas décadas.

Entretanto, tinha perdido o telhado e, segundo o presidente da Câmara de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, entrou em "progressiva degradação", assumindo-se como um "escarro" à entrada daquela vila termal e como um "perigo" para a segurança de pessoas e bens.

"A Câmara já tinha notificado os proprietários para fazer obras de demolição ou de consolidação do edifício, mas a empresa proprietária respondeu que não tinha capacidade financeira", disse Joaquim Cracel.

Lusa

  • Ruiu parte do antigo Hotel do Gerês
    1:57

    País

    Ruiu parte do antigo Hotel do Gerês, em Terras de Bouro, Braga. Não há vitimas porque o edifício estava abandonado e a derrocada aconteceu durante a noite. Mas serão dias de trabalho para retirar o entulho da via pública, como constatou a jornalista da SIC, Cristina Freitas.

  • Parte de antigo hotel no Gerês ruiu

    País

    Parte do antigo Grande Hotel do Parque, em Caldas do Gerês, Terras de Bouro, desmoronou-se na noite de quarta-feira para a via pública, mas sem atingir pessoas ou viaturas, informou hoje o vereador da Proteção Civil.

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".