sicnot

Perfil

País

Antigo hotel do Gerês vai ser demolido após derrocada parcial da fachada

O Grande Hotel do Parque, em Caldas do Gerês, Terras de Bouro, desativado há duas décadas, vai ser totalmente demolido, após a derrocada parcial da fachada, registada na noite de quarta-feira, informou o presidente da Câmara.

Segundo Joaquim Cracel, a decisão de demolição foi hoje tomada, após uma reunião entre responsáveis do município e os proprietários do antigo hotel.

Entretanto, a avenida onde o hotel se situa vai continuar encerrada ao trânsito, para possibilitar os trabalhos de limpeza e de remoção dos escombros.

A derrocada registou-se na noite de quarta-feira, tendo caído cerca de metade da fachada do antigo hotel.

Pedras de grandes dimensões invadiram a via pública mas sem atingir pessoas ou viaturas.

"Felizmente, o hotel soube escolher a hora para cair, porque em causa está a principal avenida que atravessa o Gerês. Se fosse durante o dia, podíamos estar agora a falar de um caso muito mais grave", referiu à Lusa o vereador da Proteção Civil, Luís Teixeira.

Em causa está um edifício de quatro andares que já foi o hotel mais emblemático do Gerês mas que está devoluto há duas décadas.

Entretanto, tinha perdido o telhado e, segundo o presidente da Câmara de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, entrou em "progressiva degradação", assumindo-se como um "escarro" à entrada daquela vila termal e como um "perigo" para a segurança de pessoas e bens.

"A Câmara já tinha notificado os proprietários para fazer obras de demolição ou de consolidação do edifício, mas a empresa proprietária respondeu que não tinha capacidade financeira", disse Joaquim Cracel.

Lusa

  • Ruiu parte do antigo Hotel do Gerês
    1:57

    País

    Ruiu parte do antigo Hotel do Gerês, em Terras de Bouro, Braga. Não há vitimas porque o edifício estava abandonado e a derrocada aconteceu durante a noite. Mas serão dias de trabalho para retirar o entulho da via pública, como constatou a jornalista da SIC, Cristina Freitas.

  • Parte de antigo hotel no Gerês ruiu

    País

    Parte do antigo Grande Hotel do Parque, em Caldas do Gerês, Terras de Bouro, desmoronou-se na noite de quarta-feira para a via pública, mas sem atingir pessoas ou viaturas, informou hoje o vereador da Proteção Civil.

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    Economia

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Benfica persegue oitavos da Liga dos Campeões

    Desporto

    O Benfica tenta hoje a qualificar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, procurando uma vitória na receção ao Nápoles que lhe permita vencer o Grupo H e manter-se a salvo do perseguidor Besiktas.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.

  • Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda
    2:06

    País

    Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.