sicnot

Perfil

País

Níveis de pólen vão estar elevados em todo o país nos próximos dias

Os níveis de pólenes vão estar muito elevados em todo o país, a partir de sexta-feira e até ao final da próxima semana, alertou hoje a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

© Benoit Tessier / Reuters

Nos dias 22 a 28 de abril, os pólenes vão estar em níveis muito elevados em Portugal continental, com predominância dos pólenes das árvores - pinheiro, carvalhos, bétula e plátano -, e dos das ervas gramíneas e parietária, na região de Trás-Os-Montes e Alto Douro.

Na região de Entre Douro e Minho, predominam na atmosfera os pólenes dos carvalhos, pinheiros, bétulas e das ervas urtiga, parietária e tanchagem, enquanto, na Beira Interior, os pólenes predominantes são os das mesmas árvores e das ervas gramíneas, azeda, urtiga e tanchagem.

Na Beira Litoral, os níveis de pólenes elevados devem-se principalmente às mesmas três árvores e às ervas urtiga e parietária, ao passo que, na região de Lisboa e Setúbal, predominam os pólenes de carvalhos, oliveira e pinheiro e das ervas urtiga, parietária, azeda e gramíneas.

O Alentejo vai estar mais afetado devido às azinheiras e às urtigas, gramíneas, azeda e tanchagem.

Quanto aos pólenes existentes no Algarve, destacam-se os das oliveiras, azinheiras, carvalhos e pinheiros e as ervas urtiga, gramíneas, tanchagem e quenopódio.

O boletim polínico prevê, para as ilhas, níveis de pólenes baixos a moderados, sendo que, no Funchal, predominam os dos pinheiros e bétulas e das ervas urtiga e parietária, e, em Ponta Delgada, prevalecem os dos pinheiros, plátanos e ciprestes e das ervas urtiga e parietária.

Lusa

  • Isto não é não jornalismo. Por Ricardo Costa

    Opinião

    Uma das decisões mais banais e corriqueiras do jornalismo assenta nas escolhas que se fazem no dia a dia. Que temas se abordam, que destaque se dá a este ou aquele assunto, que ângulos de abordagem se usam. São opções condicionadas por uma série de fatores - que vão do interesse e da novidade até questões tão básicas como o haver ou não jornalistas com tempo, meios e conhecimentos para o fazerem -, que estão e estarão na base de qualquer dia de trabalho numa redação.

    Ricardo Costa

  • Bruxelas multa Altice em 125 M€ devido à compra da PT

    Economia

    Os Serviços da Concorrência da Comissão Europeia decidiram multar a Altice em 125 milhões de euros no âmbito da compra da PT Portugal. Bruxelas avançou com a multa à Altice por ter começado a gerir a PT antes do negócio ter sido aprovado pela Comissão Europeia.

  • "Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
    0:57

    Economia

    O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.