sicnot

Perfil

País

PSD não leva a votos Programas de Estabilidade e de Reformas

O PSD não irá levar a votos os projetos de resolução que apresentou sobre o Programa Nacional de Reformas, porque este documento e o Programa de Estabilidade têm o "apoio inequívoco" do PS, PCP, BE e PEV.

MANUEL DE ALMEIDA

"Hoje não há dúvida nenhuma que o Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas que o Governo vai endereçar à Assembleia da República tem o apoio inequívoco do PS, do PCP, do BE e do PEV, que são os partidos que sustentam politicamente o Governo no parlamento", afirmou o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, no final da reunião da bancada social-democrata.

Por isso, sublinhou, "não havendo dúvidas do apoio político do Governo por parte do parlamento" a votação não é determinante, já que socialistas, bloquistas, comunistas e partido ecologista Os Verdes têm a maioria dos deputados.

"Este é o plano do doutor António Costa, da deputada Catarina Martins, do deputado Jerónimo de Sousa e também da deputada Heloísa Apolónia", frisou o líder da bancada do PSD, insistindo que o apoio que o Governo tem no parlamento "não oferece dúvidas".

Luís Montenegro reiterou ainda que o PSD encara o debate com "toda a seriedade e toda a responsabilidade", lembrando que na quarta-feira - dia em que será discutidos em plenário os Programa de Estabilidade e de Reformas - também estarão em discussão os sete projetos de resolução entregues pelos sociais-democratas.

Dos sete diplomas, precisou, constam 222 "medidas concretas" em todas as áreas que foram consideradas eixos prioritários no Programa Nacional de Reformas.

"O nosso contributo é positivo, é construtivo para o Governo", declarou, admitindo, contudo, não ter existido nenhuma conversa com o grupo parlamentar do PS sobre os diplomas apresentados pelos sociais-democratas.

O Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas foram aprovados hoje no Conselho de Ministros e serão debatidos no plenário da Assembleia da República na quarta-feira.

Até agora o CDS-PP foi o único partido a anunciar que pretende levar os projetos de resolução que entregou sobre o Programa Nacional de Reformas a votos.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..