sicnot

Perfil

País

Suinicultores detidos em manifestação vão ser julgados por injúria, resistência e coação

Os dois suinicultores detidos na terça-feira durante uma manifestação foram hoje constituídos arguidos, acusados dos crimes de injúria agravada, resistência e coação, e vão aguardar com termo de identidade e residência o julgamento no Tribunal de Alcobaça.

CARLOS BARROSO

A informação foi avançada por Valentim Morgado, advogado dos manifestantes, que foram hoje inquiridos no Tribunal de Alcobaça e vão começar a ser julgados a 09 de maio.

Dinis do Carmo, de 25 anos, e Luis Rodrigues, de 51, foram detidos na terça-feira durante um durante um corte de estrada ao quilómetro 92 do IC2 (Itinerário Complementar 2, também conhecido por Estrada Nacional 1), próximo da localidade de Casal da Charneca, em Évora de Alcobaça.

Num comunicado emitido na quarta-feira, a GNR justificou a detenção com agressões aos militares que, no local, tentavam "manter a ordem pública".

Os militares estavam também, segundo a guarda, a evitar riscos para o operador de uma máquina que retirava brita despejada pelos manifestantes na via.

Os militares da GNR e os arguidos prestaram hoje declarações ao Ministério Público entre as 12:30 e as 17:30, período durante o qual mais de meia centena de suinicultores se mantiveram no tribunal, numa manifestação de solidariedade para com os detidos.

Dinis do Carmo e Luis Rodrigues "esclareceram todas as questões que foram colocadas", declararam-se inocentes e "rejeitaram a suspensão temporária do processo", acrescentou o advogado.

Em declarações aos jornalistas, Luis Rodrigues - que além da detenção sofreu ferimentos e teve de receber assistência no Hospital de Leiria - negou qualquer agressão aos militares.

O detido referiu que a GNR entrou em confronto com os manifestantes por estes "terem mostrado desagrado ao operador da máquina" que estava a retirar as pedras da via.

Segundo o manifestante, "não houve ofensas aos militares", mas sim ao operador, que "já trabalhou para a maior parte dos suinicultores da região", o que motivou desagrado.

Luis Rodrigues defendeu ainda não haver razão "para a ação da GNR", que considera ter agredido os manifestantes quando se encontravam num terreno privado, propriedade da família de Dinis do Carmo.

"Penso que nós fomos a moeda de troca [para que a GNR negociasse o fim do protesto], porque tinham que levar alguém e calhou sermos nós", concluiu.

O protesto durou quase 12 horas, entre as 14:00 de terça-feira e as 01:30 de quarta-feira e ficou marcado por uma concentração junto à fábrica Carnes Nobre, em Rio Maior, no distrito de Santarém, e por dois cortes de estrada no concelho de Alcobaça, o primeiro em Venda das Raparigas e o segundo em Casal da Charneca.

Dos protestos resultaram ainda danos na máquina usada para retirar as pedras da via.

Lusa

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.