sicnot

Perfil

País

Parlamento aprova projetos que pedem mais rastreios a doenças oncológicas

O parlamento aprovou hoje por unanimidade três projetos de resolução que pedem ao Governo um plano estratégico que implemente mais rastreios a doenças oncológicas.

(SIC/ Arquivo)

Os textos foram apresentados por Bloco de Esquerda (BE), partido ecologista "Os Verdes" (PEV) e partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN).

O BE, no seu texto, "propõe o alargamento da cobertura e equidade territorial no acesso a rastreios de doenças oncológicas de base populacional".

O PEV, por seu turno, pede um plano estratégico para a implementação do rastreio organizado e de base populacional nas áreas do cancro do cólon e reto, do cancro do colo do útero, do cancro da mama e da retinopatia diabética.

Já o PAN recomenda ao executivo que este implemente um plano de rastreio ao cancro do cólon e do reto "e que, enquanto medida preventiva, proceda à criação de um plano de sensibilização da população".

Lusa

  • Francês detido em Antuérpia "queria matar"

    Mundo

    O Presidente de França François Hollande afirmou que o francês detido esta quinta-feira por conduzir um automóvel a grande velocidade na principal rua pedonal de Antuérpia, na Bélgica, "queria matar" ou "provocar um acontecimento dramático".

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.