sicnot

Perfil

País

Sete ilhas dos Açores sob aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu esta sexta-feira um aviso amarelo, devido à previsão de chuva e trovoada, para sete das nove ilhas dos Açores, arquipélago onde já foram cancelados oito voos.

Lusa

Lusa

EDUARDO COSTA

Para o grupo central, que compreende as ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira, o aviso do IPMA para chuva e trovoada vigora a partir das 18:00 de hoje (horas locais, menos uma hora do que em Lisboa) até às 06:00 de sábado.

Quanto às duas ilhas do grupo oriental, São Miguel e Santa Maria, a precipitação "por vezes forte" deverá começar às 03:00 de sábado, prolongando-se até às 18:00 desse dia, enquanto a trovoada poderá decorrer no período entre as 05:00 e as 17:00 de sábado.

O agravamento das condições atmosféricas nos Açores deve-se à passagem de um sistema frontal, com atividade moderada a forte, segundo a delegação regional dos Açores do IPMA.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Entretanto o porta-voz da companhia aérea açoriana SATA, António Portugal, adiantou que devido às condições atmosféricas foram hoje cancelados os voos Lisboa-Horta-Lisboa, deixando nos dois percursos um total 230 passageiros em terra.

Não se realizaram também os voos Horta-Corvo-Horta (26 passageiros), Ponta Delgada-São Jorge-Ponta Delgada (64 passageiros) e Ponta Delgada-Flores-Ponta Delgada (46 passageiros).

"Todos os passageiros estão protegidos para voos que se realizam no sábado", informou António Portugal.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores aconselha a população a tomar medidas de precaução, a ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas e a não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

Lusa

  • Jorge Sampaio dá as boas-vindas a 54 estudantes sírios que chegaram esta madrugada a Lisboa
    0:30

    País

    O avião da Força Aérea Portuguesa vindo de Beirute aterrou no Aeroporto Militar Figo Maduro, em Lisboa, às 4h30. Estes estudantes vão, numa primeira fase, frequentar um curso intensivo de português. Depois serão integrados em universidades e politécnicos de Lisboa, no âmbito do programa de bolsas de estudo de emergência para estudantes sírios dirigido por Jorge Sampaio.

  • Carlos César promete reforço da transparência de titulares de cargos políticos
    2:13

    País

    O recém re-eleito presidente do PS apontou reforço da transparência de titulares de cargos políticos como uma das prioridades do partido, no discurso que fez esta mmanhã no congresso socialista. Enquanto isso, à porta do Centro de Exposições da Batalha, lesados do BES esperavam Costa e César para exigir o cumprimento de promessa.

  • "Acabámos com o mito de que é a direita que sabe governar as finanças públicas"
    2:15
  • Conselhos sobre as novas regras de proteção de dados 
    2:08
  • Protestos em Gaza vão continuar promete Hamas
    1:19

    Mundo

    Na fronteira da Faixa de Gaza com Israel, dezenas de palestinianos ficaram feridos noutra sexta-feira de protesto contra o bloqueio israelita. O Hamas que controla o território diz que as manifestações vão continuar apesar da repressão.

  • Jogo é a 3.000 km de Madrid mas em Santiago de Bernabéu está tudo a postos para a festa
    1:49
  • Restaurantes para grávidas, rooftops e uma viagem pelo Douro vinhateiro
    12:58