sicnot

Perfil

País

Sete ilhas dos Açores sob aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu esta sexta-feira um aviso amarelo, devido à previsão de chuva e trovoada, para sete das nove ilhas dos Açores, arquipélago onde já foram cancelados oito voos.

Lusa

Lusa

EDUARDO COSTA

Para o grupo central, que compreende as ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira, o aviso do IPMA para chuva e trovoada vigora a partir das 18:00 de hoje (horas locais, menos uma hora do que em Lisboa) até às 06:00 de sábado.

Quanto às duas ilhas do grupo oriental, São Miguel e Santa Maria, a precipitação "por vezes forte" deverá começar às 03:00 de sábado, prolongando-se até às 18:00 desse dia, enquanto a trovoada poderá decorrer no período entre as 05:00 e as 17:00 de sábado.

O agravamento das condições atmosféricas nos Açores deve-se à passagem de um sistema frontal, com atividade moderada a forte, segundo a delegação regional dos Açores do IPMA.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Entretanto o porta-voz da companhia aérea açoriana SATA, António Portugal, adiantou que devido às condições atmosféricas foram hoje cancelados os voos Lisboa-Horta-Lisboa, deixando nos dois percursos um total 230 passageiros em terra.

Não se realizaram também os voos Horta-Corvo-Horta (26 passageiros), Ponta Delgada-São Jorge-Ponta Delgada (64 passageiros) e Ponta Delgada-Flores-Ponta Delgada (46 passageiros).

"Todos os passageiros estão protegidos para voos que se realizam no sábado", informou António Portugal.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores aconselha a população a tomar medidas de precaução, a ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas e a não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.