sicnot

Perfil

País

Encontrados 56 kg de heroína junto à fronteira com Portugal

A polícia espanhola anunciou hoje ter encontrado 56 quilogramas de heroína numa viatura, a "mais importante" apreensão deste opiáceo desde o início do ano na Europa, desmantelando uma rede de traficantes com a ajuda da Polícia Judiciária.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

Os polícias espanhóis, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, detiveram "12 membros de uma organização de origem hispano-albanesa" na região de Pontevedra, fronteiriça com Portugal, em Barcelona e na Galiza.

Foram apreendidos 350.000 euros em dinheiro e sete viaturas de luxo, no âmbito de uma investigação lançada em julho, segundo um comunicado.

O carro que continha a droga, um Porsche Cayenne, foi descoberto na cidade de Tui, na fronteira com Portugal, perto de um hotel onde esperava que um casal fosse buscar a heroína, indicou a polícia.

A heroína foi comprada em Amesterdão (Holanda) e dissimulada em embalagens especialmente armazenadas na carroçaria do 4X4 da marca alemã.

Sete outros elementos da rede foram detidos em Barcelona, e mais duas pessoas encarregadas de distribuir a heroína, na Galiza, precisou a polícia.

O Observatório Europeu das Drogas e das Toxicodependências (OEDT) e o gabinete europeu de polícia Europol avaliam o mercado de heroína na União Europeia em cerca de 6,8 mil milhões de euros por ano e registaram um aumento da oferta desde 2013, com as apreensões a baterem recordes em alguns países.

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim