sicnot

Perfil

País

Encontrados 56 kg de heroína junto à fronteira com Portugal

A polícia espanhola anunciou hoje ter encontrado 56 quilogramas de heroína numa viatura, a "mais importante" apreensão deste opiáceo desde o início do ano na Europa, desmantelando uma rede de traficantes com a ajuda da Polícia Judiciária.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

Os polícias espanhóis, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, detiveram "12 membros de uma organização de origem hispano-albanesa" na região de Pontevedra, fronteiriça com Portugal, em Barcelona e na Galiza.

Foram apreendidos 350.000 euros em dinheiro e sete viaturas de luxo, no âmbito de uma investigação lançada em julho, segundo um comunicado.

O carro que continha a droga, um Porsche Cayenne, foi descoberto na cidade de Tui, na fronteira com Portugal, perto de um hotel onde esperava que um casal fosse buscar a heroína, indicou a polícia.

A heroína foi comprada em Amesterdão (Holanda) e dissimulada em embalagens especialmente armazenadas na carroçaria do 4X4 da marca alemã.

Sete outros elementos da rede foram detidos em Barcelona, e mais duas pessoas encarregadas de distribuir a heroína, na Galiza, precisou a polícia.

O Observatório Europeu das Drogas e das Toxicodependências (OEDT) e o gabinete europeu de polícia Europol avaliam o mercado de heroína na União Europeia em cerca de 6,8 mil milhões de euros por ano e registaram um aumento da oferta desde 2013, com as apreensões a baterem recordes em alguns países.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.