sicnot

Perfil

País

Petição a favor da eutanásia entregue amanhã no Parlamento

Mais de oito mil e 300 pessoas assinaram a petição pública a favor da eutanásia, que será entregue amanhã no Parlamento.

© Philippe Wojazer / Reuters

O documento foi apresentado em fevereiro pelo movimento cívico Direito a Morrer com Dignidade e logo nos primeiros dois dias ultrapassou as 4 mil assinaturas que obrigam o documento a ser discutido em plenário na Assembleia da República.

Entre os responsáveis pelo manifesto estão o médico e antigo coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo e o cineasta António Pedro Vasconcelos.

A petição indica que a morte assistida consiste em antecipar ou abreviar a morte de doentes em grande sofrimento e sem esperança de cura, desde que seja em resposta a um pedido do próprio, feito de forma informada, consciente e reiterada.

  • CGTP espera milhares na 1ª manifestação nacional do ano
    1:49

    País

    A CGTP-IN conta ter "dezenas de milhares de trabalhadores" de todo o país e setores de atividade na primeira manifestação nacional do ano, marcada para esta tarde, em Lisboa, em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.Estão previstas centenas de autocarros e quatro comboios especiais, um de Braga e três do Porto, para transportar os manifestantes para a capital.De Coimbra saíram 13 autocarros, com cerca de 700 trabalhadores, de setores diferentes para exigir ao governo reposição de direitos perdidos.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.