sicnot

Perfil

País

Petição a favor da eutanásia entregue amanhã no Parlamento

Mais de oito mil e 300 pessoas assinaram a petição pública a favor da eutanásia, que será entregue amanhã no Parlamento.

© Philippe Wojazer / Reuters

O documento foi apresentado em fevereiro pelo movimento cívico Direito a Morrer com Dignidade e logo nos primeiros dois dias ultrapassou as 4 mil assinaturas que obrigam o documento a ser discutido em plenário na Assembleia da República.

Entre os responsáveis pelo manifesto estão o médico e antigo coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo e o cineasta António Pedro Vasconcelos.

A petição indica que a morte assistida consiste em antecipar ou abreviar a morte de doentes em grande sofrimento e sem esperança de cura, desde que seja em resposta a um pedido do próprio, feito de forma informada, consciente e reiterada.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.