sicnot

Perfil

País

Bolsas de estudo para fixar alunos do superior no interior já foram pagas

As bolsas atribuídas a alunos do ensino superior, que optaram por estudar numa instituição do interior, e que estavam em atraso, já foram pagas, assegurou hoje, no parlamento, o ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior.

(AP/ Arquivo)

Há duas semanas, estudantes e encarregados de educação queixaram-se de atrasos nos pagamentos das bolsas do "Programa + Superior".

"Já conseguimos que as bolsas fossem pagas", disse o ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor.

O ministro está a ser ouvido na comissão parlamentar de Educação e Ciência.

Numa resposta a uma questão levantada pelo CDS-PP sobre os atrasos nos pagamentos, Manuel Heitor invocou que o programa foi criado pelo anterior governo de direita, "sem financiamento".

Atribuídas pela primeira vez no passado ano letivo, as bolsas do "Programa + Superior" foram criadas para ajudar à fixação de estudantes no interior, dando 1.500 euros aos alunos que escolhessem estudar numa das 13 instituições abrangidas pelo programa.

Este ano, foram selecionados 1.020 alunos, que deveriam ter começado a receber, no início do ano letivo, uma verba mensal de 150 euros.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.