sicnot

Perfil

País

Compromisso pela Bicicleta subscrito por mais de uma centena de entidades

Três semanas após a abertura das inscrições, o número de subscritores do "Compromisso pela Bicicleta", firmado hoje na Murtosa, já ultrapassou a centena, anunciou hoje a Plataforma Tecnológica da Bicicleta.

MÁRIO CRUZ/LUSA

O "Compromisso pela Bicicleta", apresentado na presença do secretário de Estado do Ambiente, José Mendes, visa promover o uso regular da bicicleta, aproveitando investimentos apoiados pelo programa Portugal 2020.

De acordo com a Plataforma Tecnológica da Bicicleta, que lançou o compromisso, aderiram já ao mesmo 15 autarquias, uma comunidade intermunicipal, 46 empresas, sete instituições de ensino, 13 organizações do terceiro setor e oito organizações informais, além de outros 12 parceiros e apoiantes.

O "Compromisso pela Bicicleta" tem em vista aproveitar os estímulos de vários programas públicos de promoção da bicicleta, como o programa UBIKE Portugal e os investimentos em infraestrutura ciclável, apoiados pelo Portugal 2020 e por fundos municipais, para alcançar metas concretas.

Os objetivos assumidos com o compromisso são reduzir as emissões e a dependência energética dos combustíveis fósseis, aumentar em 10% a quota modal da bicicleta (que atualmente representa 0,5% do total das deslocações casa-trabalho/escola) e reduzir em 10% o número de deslocações em veículo individual (que neste momento constituem 60% do total das deslocações casa-trabalho/escola, segundo os Censos 2011), sobretudo as de curta distância e duração.

O compromisso foi concebido pela Plataforma Tecnológica da Bicicleta, criada em 2014 pela Universidade de Aveiro, que agrega saberes multidisciplinares, designadamente nas áreas dos materiais, eletrónica e comunicações e engenharia civil, para contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias ligadas à bicicleta.

"Há uma vontade grande da parte dos governos, nomeadamente nacional, de incentivar o uso da bicicleta, por variadíssimas razões, quer do ponto de vista económico, quer ambiental, e a Universidade pode contribuir para isso, através de transferência de tecnologia", disse à Lusa Paulo Vila Real, vice-reitor da Universidade de Aveiro.

O compromisso contém nove desafios, subscrito por entidades de todo o país, e é também uma tentativa de mudar mentalidades: "faz parte de uma caminhada no sentido de tornar Portugal um país em que se utilize mais a bicicleta. É um pouco estranho que países nórdicos com o tempo que têm usem tanto a bicicleta e nós, com o nosso clima, utilizemos tão pouco", salienta o vice-reitor.

A escolha do local da apresentação do compromisso recaiu sobre a Murtosa por ser "o Município com mais utilização 'per capita' de bicicleta no país".

Lusa

  • "O bom senso obriga a acordo para a estabilização do sistema financeiro"
    2:06

    Economia

    O Presidente da República disse esta quarta-feira que "o bom senso obriga a que todos estejam de acordo para a estabilização do sistema financeiro". Num aparente recado a Passos Coelho, Marcelo apelou a um consenso de regime e avisou que "não há prazer tático que justifique o desgaste" provocado pelas divisões atuais.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.