sicnot

Perfil

País

Fenprof e Governo iniciam revisão ao modelo de colocação de professores em setembro

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) referiu hoje, após um encontro com o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que a revisão global do atual modelo de concursos para a colocação de professores vai ter início em setembro.

Lusa

"A revisão global do atual modelo dos concursos para colocação dos professores vai ter início em setembro, logo que esteja estabilizado o processo de arranque do ano letivo"", refere a Fenprof, num comunicado, divulgado após um encontro com o responsável pela pasta da Educação.

No encontro, foram debatidos outros problemas que afetam o setor, incluindo a contratação de professores, o calendário letivo da educação pré-escolar, resolução de problemas de carreira e condições nas escolas para alunos com necessidade especiais de educação.

A reunião de hoje serviu também, segundo a Fenprof, para "estabelecer as normas de relacionamento institucional entre as ambas as partes".

Nesse sentido, ficou estabelecido que a Fenprof e o Ministério da Educação vão passar a realizar encontros trimestrais "para avaliação das políticas em curso e debate sobre medidas a tomar".

A Fenprof refere que os encontros trimestrais têm início a 03 de maio com uma reunião em que serão discutidas as normas sobre organização do ano letivo 2016/2017 e a mobilidade por doença.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.