sicnot

Perfil

País

Utentes da A25, A24 e A23 consideram insuficiente redução do valor das portagens

A Comissão de Utentes Contra as Portagens na A25, A23 e A24 defendeu esta terça-feira que a descida do preço das portagens nas autoestradas do interior é insuficiente, apresentando como solução o fim das cobranças em vias sem alternativas.

(Lusa)

(Lusa)

Arménio Belo

"Seria completamente tolo dizer que a descida do preço das portagens é uma coisa completamente sem interesse. É evidente que é importante, mas continuamos a defender que a solução não é baixar o preço das portagens: a solução é acabar com elas", sustentou o porta-voz da Comissão de Utentes Contra as Portagens na A25 (Aveiro - Vilar Formoso), A23 (Torres Novas - Guarda) e A24 (Viseu - Vila Real).

Em declarações à agência Lusa, Francisco Almeida sublinhou que as portagens que estão a ser cobradas em autoestradas sem alternativas são "extremamente injustas", apontando como exemplo a A25 que foi construída, na maioria dos troços, em cima do IP5.

"Se a A25 tivesse sido construída de raiz, o IP5 ficava como alternativa e, aí sim, quem quisesse andar na autoestrada, pagava. Num veículo de mercadorias, que queira ir de Vilar Formoso a Aveiro, as ruas da cidade de Viseu chegam a ser local de passagem", lamentou.

O porta-voz da comissão de utentes informou ainda que vão marcar presença nas galerias da Assembleia da República a 06 de maio, dia em que será discutido um projeto de resolução do PCP, que propõe o fim das portagens nas autoestradas do interior.

"Queremos ver o que cada força política diz em concreto sobre o roubo que está a ser feito aos cidadãos que circulam nestas autoestradas e a desgraça que está a cair sobre muitas empresas, que estão a ser fortemente afetadas pela cobrança destas portagens. Essa oportunidade servirá também para discutirmos que iniciativas poderemos desenvolver nos próximos tempos", concluiu.

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, confirmou hoje que o preço das portagens nas autoestradas do interior vai baixar até ao verão. No entanto, a redução não é imediata por ser necessário negociar com a concessionária da A23.

Na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, Pedro Marques disse que o ministério concluiu o trabalho preparatório e está em condições para avançar com a redução das portagens para promover a mobilidade no interior, intenção que tinha manifestado desde o início do mandato.

"Contudo, tivemos uma surpresa negativa: a renegociação da A23, realizada pelo Governo anterior, passou as receitas de portagem para o concessionário e o Estado tem agora que iniciar uma renegociação com o concessionário. Estamos amarrados", declarou, admitindo "porventura custos associados" a uma nova alteração do contrato.

Ainda assim, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas acredita que no verão as portagens no interior já terão uma nova tabela de preços.

Pedro Marques reafirmou ainda, no Parlamento, que o Governo de Passos Coelho não deixou estudos concluídos sobre a revisão das portagens no sentido de fazer uma discriminação positiva para as vias situadas em áreas mais deprimidas economicamente.

Lusa

  • Empresas e habitantes querem que o fim das portagens na A23
    1:50

    Economia

    Várias entidades da região da Beira Interior querem que o Governo acabe com a cobrança de portagens na autoestrada entre Torres Novas e a Guarda. Empresários, utentes e sindicatos dizem que as portagens na A23 não têm ajudado a combater a desertificação da região e falam de custos incomportáveis para as empresas.

  • Paulo Fonseca e Paulo Sousa fora da Liga Europa

    Liga Europa

    A segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa ficou marcada pelas eliminações de duas equipas treinadas por portugueses: a Fiorentina de Paulo Sousa e o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca. Paulo Bento, no Olympiacos, e José Mourinho, no Manchester United, são os únicos técnicos lusos ainda em competição. Noutros jogos, destaque para os afastamentos do Tottenham e do Zenit. Veja aqui os resumos de todos os encontros desta noite europeia. O sorteio dos oitavos-de-final está agendado para esta sexta-feira, às 12h00, hora de Lisboa.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28