sicnot

Perfil

País

App portuguesa ajuda alunos do 1º ciclo na matemática

Duas ex-alunas da Universidade Portucalense (UPT) criaram uma aplicação móvel para auxiliar alunos do 1.º ciclo no estudo da matemática, através de um jogo que inclui mais de 250 desafios que abrangem conteúdos da referida disciplina.

playkachi.com

A aplicação Play Kachi "consiste na aventura de Kachi e seu amigo Doei que, perdidos na galáxia do fogo, danificam o reator da sua nave tendo de percorrer cinco planetas para conseguirem voltar a casa", explicaram as responsáveis pelo projeto.

Nos diferentes desafios, em cada planeta, é abordado um tópico do programa de matemática, incluindo matérias como a geometria, a estatística, os números naturais, racionais, as medidas e as operações.

Em declarações à Lusa, Teresa Fernandes e Isabel Oliveira, antigas estudantes de Informática da UPT, explicaram que resolveram aproveitar a "apetência que as crianças demonstram pelas novas tecnologias e pelos videojogos" para combater as dificuldades no estudo da matemática.

A ideia para a criação da ferramenta, proveniente da "experiência pessoal e profissional nas áreas da educação e formação" das promotoras, surgiu em 2007/2008.

No entanto, só em 2014 conseguiram avançar com o projeto, depois de participarem no concurso nacional de empreendedorismo "Acredita Portugal", onde chegaram à meia-final, entre 14 000 iniciativas.

A escolha para o nome deveu-se ao facto de se "pronunciar facilmente" em diferentes línguas e ao desejo que as criadoras sentem de internacionalizar a ferramenta.

Kachi em japonês significa "aventureiro, o que está em sintonia com o enredo da história do jogo", explicaram.

Com esta ferramenta, as criadoras pretendem "demonstrar aos mais jovens que o estudo e diversão podem andar de mãos dadas", promovendo "a autonomia do aluno e a interação com a família através de uma experiência partilhada".

Brevemente, planeiam inserir na aplicação os conteúdos do 2.º ciclo de matemática e alargar para as disciplinas de estudo do meio, geografia e história e português.

Outro dos objetivos é lançar a aplicação em alguns países lusófonos, como é o caso do Brasil, de Angola, de Moçambique e de Cabo Verde, bem como fazer a tradução dos conteúdos para inglês, espanhol e francês.

A apresentação da Play Kachi, aplicação gratuita e disponível para os sistemas operativos iOS e Android, realiza-se na quinta-feira, pelas 18:00, no auditório 201 da Universidade Portucalense.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".