sicnot

Perfil

País

Associação ANIMAL apresenta queixa-crime sobre cão atirado de ponte

A associação ANIMAL entregou esta quarta-feira ao Ministério Público uma queixa-crime relativa ao caso de um cão que foi atirado de uma ponte na Cruz-Quebrada, no concelho de Oeiras.

De acordo com uma nota escrita enviada pela presidente da associação, Rita Silva, a ANIMAL requereu ainda que fosse constituída assistente no processo e a apreensão cautelar do cão.

A iniciativa vem no seguimento de um vídeo divulgado nas redes sociais que mostra um cão a ser atirado de uma ponte e que nadou até à margem para se salvar.

"A lei é clara e, do que se pode constatar pelo vídeo colocado a circular pelo indivíduo em questão, a prática de crime de maus tratos a animais de companhia está presente. Assim, a ANIMAL requereu ao Ministério Público de Oeiras se dignasse a apurar responsabilidades e agir de acordo com o estabelecido pela lei", refere Rita Silva.

A presidente da associação indica ainda que o cão deve ser retirado ao seu detentor, por este "não reunir as condições mínimas necessárias para ser responsável por uma vida".

Na mesma nota, a advogada da ANIMAL neste processo, Alexandra Reis Moreira, sustenta que "a ocorrência indicia perversidade em grau elevado por parte do agente, pelo desprezo e indiferença que as filmagens revelam perante a visível aflição do animal, que se debate, momentos antes de ser atirado ao rio".

Com Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17