sicnot

Perfil

País

Governo acompanha caso do assassínio do casal português em Angola

O Governo português está a prestar apoio consular e a acompanhar as diligências das autoridades angolanas no caso do assassínio de um casal de portugueses, na terça-feira, na capital angolana, disse hoje o secretário de Estado das Comunidades.

© Stringer . / Reuters

"Estamos a acompanhar as diligências judiciais que estão a ser desenvolvidas e o consulado de Portugal em Angola já contactou com o procurador-geral da República solicitando a maior celeridade possível nas investigações", afirmou José Luís Carneiro, em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República, à margem da reunião plenário do Conselho das Comunidades Portuguesas.

O governante especificou que o apoio consular está a ser desencadeado, "quer no contacto com os familiares, quer com as autoridades judiciais de Angola para o mais rapidamente possível apurar os responsáveis pelo assassínio do casal português".

"As investigações começaram nas primeiras horas e estão a decorrer", disse.

O governo português já apresentou as condolências à família, acrescentou o governante.

Um casal de portugueses foi morto a tiro em Luanda quando seguia numa viatura, juntamente com um filho, disse hoje à agência Lusa fonte da polícia angolana.

Segundo a fonte, o crime ocorreu na tarde de terça-feira, na via expresso Luanda-Viana, tendo o homem morrido no local e a mulher num hospital para onde foi socorrida.

A polícia está no encalço dos supostos homicidas, mas pelas características do crime supõe que seja um "acerto de contas".

"Não roubaram nada, chegaram e dispararam contra o casal, mas ao filho que vinha no carro não aconteceu nada, não sabemos se foi acerto de contas", adiantou a fonte.

"O caso está a ser investigado e não podemos avançar ainda mais informações", disse ainda.

Nas declarações aos jornalistas, o secretário de Estado português apelou aos portugueses que vivem nos estrangeiro ou que se desloquem para fora do país temporariamente que façam a inscrição consular, informem sobre as movimentações dentro dos países e que consultem regularmente os alertas colocados pelo Governo na página da Internet da Secretaria de Estados das Comunidades.

Lusa

  • Casal luso-angolano assassinado em Luanda

    Mundo

    Um casal luso-angolano foi ontem assassinado em Luanda, na capital de Angola. O crime aconteceu ontem na zona de Viana, na periferia da capital angolana, uma zona complicada onde há muitos assaltos.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..