sicnot

Perfil

País

Rejeição aos programas de estabilidade e reformas é votada sexta-feira

Rejeição aos programas de estabilidade e reformas é votada sexta-feira

O CDS vai obrigar o Bloco de Esquerda, o PCP e Os Verdes a votarem a rejeição dos programas de estabilidade e de reformas do Governo. Esta tarde, no parlamento, os centristas anunciaram uma alteração ao texto do projeto que já tinham apresentado e dessa forma, jogam a última cartada política. A votação realiza-se na sexta-feira. O PSD votará a favor da rejeição dos documentos do Governo, o PS votará contra e, por isso, o projeto do CDS não deve passar.

  • "Previsões económicas presentes no plano são irrealistas"
    26:50

    Luís Marques Mendes

    Luís Marques Mendes comenta a atualidade nacional. O comentador diz que o Programa de Estabilidade é ambicioso do ponto de vista económico e, admite que António Costa tem a habilidade de dizer uma coisa e fazer o contrário, isto em relação ao Plano B. Sobre a visita presidencial ao Alentejo, Marques Mendes diz que Marcelo Rebelo de Sousa assumiu uma Presidência muito parecida com o primeiro mandato de Mário Soares. O comentador ainda fala sobre uma possível retaliação ou acordo no caso BPI, as novas caras da Caixa Geral de Depósitos e do BPI, as mudanças no Banco de Portugal e ainda sobre Vítor Constâncio não depor na Comissão de Inquérito ao Banif. Sobre a mudança de nome do Cartão de Cidadão, Marques Mendes diz "Numa altura em que estamos com tantos problemas, esta questão parece um pouco patética".

  • "O PCP não apoia esse Programa de Estabilidade", diz Jerónimo
    2:10

    País

    O Presidente da República está hoje a receber os partidos da esquerda, na véspera do debate do Programa de Estabilidade no Parlamento. A última audiência da manhã foi com o PCP. No final do encontro, Jerónimo de Sousa defendeu que o Governo tem de resolver a crescente contradição entre as possibilidades de crescimento e os constrangimentos europeus.

  • BE diz que Programa de Estabilidade não deve ir a votos
    0:48

    País

    Catarina Martins diz que o Programa de Estabilidade não dever ir a votos no parlamento, como defende o CDS. A porta-voz do Bloco de Esquerda acusa os centristas de estarem a fazer um "malabarismo político". Estas declarações foram feitas esta tarde no final de uma audiência com o Presidente da República.

  • PSD diz que Programa de Estabilidade é uma utopia e não passa de uma obra de ficção
    1:13

    Economia

    O ministro das Finanças reafirma que o Programa de Estabilidade é um documento rigoroso e exigente. Na véspera da discussão no parlamento, Mário Centeno assegura aos deputados que o documento que traça a estratégia para os próximos quatro anos vai permitir cumprir os objetivos orçamentais a que o Governo se propôs. Mas o deputado do PSD, Duarte Pacheco, diz que o programa de estabilidade é uma utopia e não passa de uma obra de ficção.

  • Programa de Estabilidade em análise
    11:35

    Opinião

    David Dinis, diretor da TSF, esteve em estúdio para comentar as últimas notícias sobre o Programa de Estabilidade apresentado pelo governo de António Costa e ainda a audição ao ministro das Finanças, Mário Centeno, hoje no Parlamento.

  • Pedro Santana Lopes e António Vitorino na Edição da Noite
    23:48

    Opinião

    Pedro Santana Lopes e António Vitorino estiveram no habitual espaço de comentário para falar sobre o discurso do Presidente da República, a propósito das comemorações do 25 de Abril, do Programa de Estabilidade apresentado pelo governo socialista e ainda as legislativas em Espanha.

  • CDS acusa Bloco e PCP de cobardia política
    1:34

    País

    Assunção Cristas acusa o Bloco de Esquerda e o PCP de cobardia política e de falta de solidariedade com o Governo. A líder do CDS diz que o Governo não leva o Programa de Estabilidade a votos por falta de apoio à esquerda.

  • Braga perde com Shakhtar e fica fora dos 16 avos de final da Liga Europa
    3:16
  • "Quem não deve não teme"

    Football Leaks

    O futebolista português Cristiano Ronaldo, questionado sobre a sua alegada fuga ao fisco veiculada pela investigação "Football Leaks", disse que "quem não deve não teme", numa reação difundida esta quinta-feira pela rádio espanhola Onda Cero.

  • Cerca de 150 civis doentes retirados de Alepo

    Mundo

    Cerca de 150 civis, a maioria doentes ou deficientes, foram retirados na noite de quarta-feira para quinta-feira de um centro de saúde de Aleppo, na parte mais antiga da cidade tomada pelo exército sírio, anunciou a Cruz Vermelha internacional.

  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalam-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.