sicnot

Perfil

País

PAN apresenta três projetos contra as touradas

O PAN - Pessoas-Animais-Natureza vai avançar esta semana com iniciativas legislativas destinadas a aumentar os esforços para alterar as tradições violentas e as práticas que prejudiquem o bem-estar das crianças e o desenvolvimento civilizacional e educacional da nossa sociedade.

(arquivo)

(arquivo)

REUTERS

A primeira iniciativa a apresentar no parlamento pede a proibição da utilização de menores de idade em espetáculos tauromáquicos.

A lei n.º 31/2015, de 23 de Abril, regula o exercício de atividades de artista tauromáquico e auxiliar por crianças menores de 16 e de 18 anos mediante autorização da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco.

Esta comissão assim como a Amnistia Internacional reconheceram que a atividade tauromáquica "pode colocar em perigo crianças e jovens".

A segunda iniciativa legislativa pede que seja proibida a transmissão de espetáculos tauromáquicos na estação televisiva pública, argumentando que uma vez que a RTP presta serviço público.

Alega ainda que sendo a RTP uma referência enquanto plataforma de comunicação, deve ter especial atenção aos programas e conteúdos que transmite, pois alcança um número muito elevado de telespectadores.

Por isso, o PAN defende que o serviço público de TV deve evitar conteúdos violentos, sem qualquer valor intelectual ou que incite à discriminação ou outras formas de violência.

Argumenta ainda o PAN que recentemente, o provedor do telespectador foi ouvido pela Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto sobre o seu relatório de atividades em 2015 tendo dado a conhecer que a transmissão de touradas pela RTP 1 foi o principal assunto que motivou queixas dos telespectadores em 2015.

Das 14.935 mensagens que recebeu durante o ano de 2015, 8.280 foram sobre touradas, o que representa 55% do total de queixas anual.

O PAN volta ainda a abordar a proibição da utilização de dinheiros públicos para financiamento direto ou indireto de atividades tauromáquicas.

Segundo o PAN, estima-se que a despesa pública com tauromaquia em Portugal ronde os dezasseis milhões de euros, uma verba que provém de todos os cidadãos e que, para o PAN, deve ser investida em áreas que "efetivamente contribuam para o desenvolvimento da sociedade, "como educação, saúde ou verdadeira cultura".

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.