sicnot

Perfil

País

PGR desmente ter recebido pedidos relacionados com André Gustavo

A Procuradoria Geral da República desmente ter recebido pedidos relacionados com André Gustavo. No âmbito da designada Operação Lava Jato, a justiça brasileira estará a investigar responsável pelas campanhas eleitorais de Pedro Passos Coelho.

O nome de André Gustavo Vieira da Silva aparece na mega-investigação ao esquema de corrupção que ficou conhecido no Brasil por Lava-Jato.

O publicitário brasileiro é sócio da Arcos Propaganda, uma empresa de comunicação que alegadamente terá realizado contratos com um banco estatal brasileiro suspeito de ter financiado irregularmente políticos e grupos privados ligados ao PT.

Em Portugal, o PSD foi o único cliente conhecido de André Gustavo. O brasileiro coordenou as campanhas eleitorais de Pedro Passos Coelho em 2011 e 2015.

A ligação ao PSD é de resto antiga. Tem 20 anos e começou no Nrasil quando Gustavo travou conhecimento com o antigo líder do partido, Luís Filipe Menezes.

Há notícias que alegam que a justiça brasileira terá pedido a colaboração do Ministério Público
para investigar o trabalho com o PSD em Portugal, mas, ao início da tarde, a Procuradoria-Geral da República desmentiu ter recebido qualquer pedido relacionado com André Gustavo.

Contactado pela SIC, o próprio André Gustavo disse não ter recebido qualquer pedido de informação nem por parte do Brasil, nem por parte das autoridades portuguesas, nem por parte do PSD. E sublinhou que não foi notificado pela justiça para prestar esclarecimentos.

O PSD diz também que não recebeu das autoridades qualquer pedido de informação sobre os serviços prestados pelo brasileiro.

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.