sicnot

Perfil

País

Autoridades alertam para perigo de praias não vigiadas antes da época balnear

O chefe do Departamento Marítimo do Sul alertou hoje para a importância de verificar se as praias algarvias já têm vigilância ativa, tendo em contas as previsões das condições meteorológicas para os próximos dias.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A época balnear nacional abre oficialmente a 01 de maio, mas até 01 de junho os concessionários podem optar por abrir ou não os seus estabelecimentos, e, caso não abram não são obrigados a ter vigilância nas praias, explicou o capitão Paulo Isabel.

"Atendendo a que as condições oceanográficas ainda não são as mais propícias para banhos. A própria temperatura da água ainda não é a mais adequada", disse aquele responsável.

No Algarve, o barlavento e a costa ocidental são apontadas pelas autoridades como mais perigosas, porque a água é mais fria e a ondulação mais forte, a par das pequenas enseadas não vigiadas, onde o socorro pode ser particularmente difícil.

"O alerta é para este fim de semana e para aquelas praias que, durante o mês de maio não precisam [de nadadores-salvadores], porque os concessionários não quiseram abrir ainda", vincou o capitão Paulo Isabel.

Em 2015, as praias algarvias tiveram 691 nadadores-salvadores a garantir a segurança e socorro dos banhistas.

O presidente da Associação de Nadadores-Salvadores de Faro, Vítor Santos, disse à Lusa que na última época balnear contou com 134 nadadores-salvadores que asseguraram zonas balneares do concelho de Faro, Olhão e Vila Real de Santo António.

A maior parte dos nadadores-salvadores são jovens que frequentam o ensino secundário e superior, o que coloca dificuldades para garantir a vigilância nos meses de maio, junho e setembro, por causa das aulas e da época de exames.

"O grande problema que eles [concessionários] têm é quando falta um nadador-salvador. Como é que o vão substituir? Ou têm de arrear a bandeira, buscar outro, ou, eventualmente, o dono da concessão ser nadador-salvador", observou Vítor Santos.

A garantia de substituição de um nadador-salvador que falte é um dos motivos que aquele responsável aponta para os contactos crescentes dos concessionários com aquela associação.

A nível nacional, a época balnear abre a 01 de maio e termina a 18 de outubro, mas cada município pode determinar alterações a estas datas.

Lusa

  • Elevadas temperaturas levam banhistas às praias do Algarve
    1:32

    País

    No Algarve, a subida das temperaturas não encheu as praias da região, mas muitas pessoas aproveitaram os primeiros banhos de sol. Os banhistas dizem que o calor ainda não aperta, mas querem aproveitar o bom tempo. A temperatura da água do mar rondou os 16 graus na praia de Quarteira. A previsão de sol deverá levar mais pessoas às praias da região nos próximos dias.

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.