sicnot

Perfil

País

Esquerda chumba resolução do CDS de rejeição ao Programa de Estabilidade

A maioria de esquerda na Assembleia da República chumbou hoje o projeto de resolução do CDS-PP para a rejeição do Programa de Estabilidade e revisão do Programa Nacional de Reformas.

(Lusa/Arquivo)

PS, PCP, BE e PEV votaram contra o projeto de resolução apresentados pelos centristas, CDS e PSD votaram a favor e o PAN absteve-se.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, não se encontrava na sala durante as votações, o que foi assinalado pelo líder parlamentar do CDS, Nuno Magalhães, que, em declarações aos jornalistas, atribuiu a ausência ao "incómodo natural" de há três dias ter dito que era contra o Programa de Estabilidade.

"A partir de hoje fica claro que a responsabilidade de tudo o que acontecer nos próximos quatro anos ao nosso país, nomeadamente no cumprimento das metas e na existência ou não de medidas de austeridade nacionais passa a ser do PS, do BE, do PCP e do PEV", declarou Nuno Magalhães.

Pelo PSD, António Leitão Amaro congratulou-se com a aprovação de 140 propostas apresentadas pelo PSD, sublinhando que "a partir de hoje ninguém poderá dizer que o PSD não apresentou, não tem e não levou a votação as suas propostas".

"Também ficou claro que o Governo não tem desculpa e tem as condições para fazer o seu caminho. Os partidos de esquerda decidiram apoiar este caminho", argumentou, defendendo que "é um caminho que os responsabiliza a todos: PS, PCP, BE e PEV".

"Mostraram hoje, PCP, BE, até PS, que engolem sapos, mas pelos vistos desta vez os sapos são doces", frisou.

Última atualização às 14:07/Com Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.