sicnot

Perfil

País

Taxistas vão ser recebidos hoje pelo secretário de Estado do Ambiente

Uma delegação de taxistas vai ser hoje recebida pelo secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, anunciaram os representantes destes profissionais, após uma reunião na Assembleia da República com o grupo parlamentar do PS.

Faro

Faro

LUÍS FORRA/LUSA

"Vamos agora para a Secretaria de Estado para sermos recebidos pelo senhor secretário de Estado, porque o senhor ministro está para o Porto", disse Florêncio Almeida, presidente da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL).

O anúncio foi feito cerca das 17:50 perante dezenas de taxistas que se encontram concentrados junto às escadarias da Assembleia da República, em protesto contra a empresa de serviço de transporte privado Uber, na companhia do presidente da Federação Portuguesa do Táxi (FPT), Carlos Ramos.

Os dois dirigentes lideram a comitiva que se dirigiu à Secretaria de Estado, enquanto os taxistas ficaram a aguardar junto ao Parlamento que regressem da reunião com o governante.

Cerca das 18:15, fonte do Ministério do Ambiente disse à agência Lusa que a reunião "já estava a decorrer".

Florêncio Almeida disse, ainda, que o grupo parlamentar do PS assumiu o compromisso de ajudar a resolver este problema.

"O grupo parlamentar do PS comprometeu-se a, na segunda-feira, chamar todas as entidades que foram notificadas pelo tribunal para fazerem cumprir a decisão do tribunal e [saber] porque é que não o fizeram até aqui", afirmou o presidente da ANTRAL.

Este responsável acrescentou que o grupo parlamentar do PS também se comprometeu a agendar este assunto para ser discutido na comissão parlamentar.

"E vão tentar também agendar que este problema seja resolvido o mais rapidamente possível. Eles só na quarta-feira é que vão fazer aprovar o requerimento (...) na comissão. E a partir daí, pelo menos mais oito dias, a gente tem de aguardar", acrescentou Florêncio Almeida.

Uma marcha lenta de centenas de táxis chegou hoje ao parlamento às 13:45, encabeçada pelos dirigentes das duas associações de táxis que convocaram a contestação.

Em Lisboa, os taxistas em protesto contra a empresa de serviço de transporte privado Uber partiram às 09:30 do Campus de Justiça, no Parque das Nações, em direção ao aeroporto de Lisboa.

A marcha passou depois pela Avenida Almirante Gago Coutinho, Avenida Estados Unidos da América, Entrecampos, Avenida da República, Avenida Fontes Pereira de Melo, Avenida da Liberdade, Rossio, Rua do Ouro, Câmara de Lisboa e Avenida 24 de Julho.

Esta iniciativa é o culminar de uma semana de luta das duas associações para pressionar o Governo a suspender a atividade da Uber.

O serviço de transporte Uber permite chamar um carro descaracterizado com motorista privado através de uma plataforma informática, que existe em mais de 300 cidades de cerca de 60 países.

O protesto de taxistas decorreu também no Porto e em Faro.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Buscas no Benfica? "A Justiça está a funcionar"
    0:18

    Desporto

    Bruno de Carvalho reagiu esta quinta-feira às buscas efetuadas no Benfica. À saída de uma audiência no Ministério da Educação, o presidente do Sporting abordou o tema para dizer que é sinal de que a justiça está a funcionar.

  • Este foi provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O clube de amigos de António Costa

    Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC