sicnot

Perfil

País

Autoridade Marítima reforça alerta de precaução nas praias

A Autoridade Marítima Nacional reforçou hoje o alerta de precaução para os visitantes das praias, pois a época balnear já se iniciou em algumas delas, mas a maioria está sem vigilância.

© Dominic Ebenbichler / Reuters

Apesar de a época balnear se iniciar no domingo em algumas praias portuguesas, apenas "começa oficialmente e na totalidade em todas as praias, durante o mês de junho", refere um comunicado daquela entidade.

Por isso, "apesar de já existirem praias com vigilância, a Autoridade Marítima Nacional reforça o alerta para todos aqueles que quiserem frequentar as praias neste período", e aconselha uma postura de segurança ativa, redobrando os cuidados junto à água.

É obrigatória a presença de nadadores-salvadores nas praias concessionadas ou vigiadas, durante a época balnear, e, nesta altura do ano, "a maioria das praias ainda não se encontra vigiada, nem contém sinalização relativa ao estado do mar", salienta.

A Autoridade Marítima, através do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), elabora uma lista de conselhos para quem pretende frequentar praias vigiadas por nadadores-salvadores, que integra a vigilância das crianças a uma distância próxima, "não as deixando brincar junto da linha de água".

Em caso de dúvida relativamente ao estado do mar, a Autoridade defende que os frequentadores da praia não devem dirigir-se ao mar, devem respeitar um intervalo de três horas após uma refeição normal, antes de ir para a água, e nunca devem virar as costas ao oceano.

"Não deixe as crianças brincarem na zona de areia molhada, pois um golpe de mar as pode arrastar para situações complicadas", refere a informação, acrescentando que a temperatura do mar é ainda muito baixa, "pelo que deve ter atenção aos choques térmicos".

  • Elevadas temperaturas levam banhistas às praias do Algarve
    1:32

    País

    No Algarve, a subida das temperaturas não encheu as praias da região, mas muitas pessoas aproveitaram os primeiros banhos de sol. Os banhistas dizem que o calor ainda não aperta, mas querem aproveitar o bom tempo. A temperatura da água do mar rondou os 16 graus na praia de Quarteira. A previsão de sol deverá levar mais pessoas às praias da região nos próximos dias.

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.