sicnot

Perfil

País

Reclusos de Custóias terminam greve de fome que durava desde 19 de abril

Os seis reclusos romenos do Estabelecimento Prisional do Custoias que estavam em greve de fome desde 19 de abril puseram hoje termo àquela forma de protesto, informou à Lusa o advogado de um dos grevistas.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Stephen Lam / Reuters

Segundo Fernando Moura, a greve de fome terminou depois de os reclusos terem conseguido provar que a tradutora escolhida pelos tribunais para os seus processos "não está autorizada pelo Ministério da Justiça da Roménia".

"Tenho em mãos um documento do Ministério da Justiça romeno que garante que a tradutora em questão não está autorizada nem é reconhecida oficialmente como tal pelas autoridades da Roménia", referiu Fernando Moura.

Em causa está uma tradutora de nacionalidade moldava, que, ainda segundo Fernando Moura, "não consegue traduzir corretamente a língua romena", acabando por prejudicar os arguidos, nomeadamente no que se refere às escutas telefónicas.

O advogado sustentou ainda que os reclusos, todos em prisão preventiva por furtos, se dizem "discriminados" pela Justiça portuguesa.

"Estamos a falar de pequenos furtos, mas o que acontece é que os processos acabam por ser todos juntos para parecer uma coisa em grande e para assim de alguma forma justificar a prisão preventiva", acrescentou, por entre acusações de "xenofobia".

Lusa

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Costa desafia PSD para pacto depois das autárquicas
    1:14
  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22