sicnot

Perfil

País

Buscas em todo o país relacionadas com cibercrime, 16 arguidos

A Policia Judiciária e o Ministério Publico estão a fazer várias buscas em todo o país, numa investigação relacionada com ataques a sistemas informáticos do Estado. Já há pelo menos 16 arguidos.

Reuters

Os 16 arguidos desta operação de combate ao cibercrime têm entre 15 e 30 anos e são suspeitos de ataques a sistemas informáticos do estado.

No total, há 70 inspetores da Judiciária envolvidos nas buscas em todo o país, incluindo a zona norte e Lisboa. As operações começaram por volta das 7:30 da manhã.

Em comunicado, a Procuradoria-Geral da República confirmou entretanto que "estão em curso 16 buscas domiciliárias, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público e onde se investigam diversos ataques informáticos - incluindo os mais recentes, ocorridos a 25 de abril de 2016".

"Em causa estão crimes de acesso ilegítimo (Artigo 6.º, n.º 1, 2, 3 e 4, alínea a) da Lei do Cibercrime), de dano informático (Artigo 4.º, n.º 1 e 3 da Lei do Cibercrime), de sabotagem informática (Artigo 5.º, nº 1 e 5, alínea b) da Lei do Cibercrime) e ainda de associação criminosa (Artigo 299.º do Código Penal)", adiantou a PGR.

A investigação arrancou em 2014 e a operação tem como nome de código "Caretos 2".

Em fevereiro de 2015, a PJ deteve oito pessoas por prática dos crimes de sabotagem informática e acesso indevido a sistemas informáticos do Estado e de empresas privadas.

Última atualização às 11:15

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.