sicnot

Perfil

País

Buscas em todo o país relacionadas com cibercrime, 16 arguidos

A Policia Judiciária e o Ministério Publico estão a fazer várias buscas em todo o país, numa investigação relacionada com ataques a sistemas informáticos do Estado. Já há pelo menos 16 arguidos.

Reuters

Os 16 arguidos desta operação de combate ao cibercrime têm entre 15 e 30 anos e são suspeitos de ataques a sistemas informáticos do estado.

No total, há 70 inspetores da Judiciária envolvidos nas buscas em todo o país, incluindo a zona norte e Lisboa. As operações começaram por volta das 7:30 da manhã.

Em comunicado, a Procuradoria-Geral da República confirmou entretanto que "estão em curso 16 buscas domiciliárias, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público e onde se investigam diversos ataques informáticos - incluindo os mais recentes, ocorridos a 25 de abril de 2016".

"Em causa estão crimes de acesso ilegítimo (Artigo 6.º, n.º 1, 2, 3 e 4, alínea a) da Lei do Cibercrime), de dano informático (Artigo 4.º, n.º 1 e 3 da Lei do Cibercrime), de sabotagem informática (Artigo 5.º, nº 1 e 5, alínea b) da Lei do Cibercrime) e ainda de associação criminosa (Artigo 299.º do Código Penal)", adiantou a PGR.

A investigação arrancou em 2014 e a operação tem como nome de código "Caretos 2".

Em fevereiro de 2015, a PJ deteve oito pessoas por prática dos crimes de sabotagem informática e acesso indevido a sistemas informáticos do Estado e de empresas privadas.

Última atualização às 11:15

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.