sicnot

Perfil

País

Dois mil visitantes de museu em Fátima já escreveram mensagens ao papa Francisco

Dois mil visitantes já responderam ao desafio do Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, no concelho de Ourém, e escreveram mensagens ao papa Francisco.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A iniciativa, lançada no dia 10 de junho de 2015, convida as pessoas a escreverem sobre panos de linho, que serão depois convertidos numa toalha de grandes dimensões a oferecer ao papa em 2017, por ocasião da sua visita ao Santuário de Fátima.

Instalados na capela do Centro Missionário Allamano, durante o percurso do museu, que fica no distrito de Santarém, os panos contam já com mais de duas mil mensagens de crianças e adultos, nacionais e estrangeiros, refere o Consolata Museu em nota de imprensa.

"Neste momento, todos unidos, dariam para fazer uma toalha com 1.050 centímetros de comprimento e 1.188 centímetros de largura", lê-se ainda no comunicado.

Segundo o Consolata Museu, "há uma diversidade muito grande nas mensagens deixadas pelos visitantes, destacando-se os pedidos, louvores, agradecimentos e mensagens de boas vindas a Fátima, em 2017".

Em agosto, o diretor do museu, Gonçalo Cardoso, explicou à agência Lusa que a iniciativa partiu do Instituto Missionário da Consolata, proprietário do espaço, que quer "oferecer ao papa Francisco, em 2017, algo ligado à missão".

"Este é um museu missionário, o papa Francisco tem reforçado o espírito evangelizador e missionário da Igreja e porque não os visitantes que percorrem as diferentes salas do museu terem esta oportunidade de transmitir uma mensagem", adiantou Gonçalo Cardoso, explicando que as telas "serão depois convertidas numa grande toalha, para simbolizar a mesa da partilha, do convívio e da partilha da mensagem da Igreja".

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.