sicnot

Perfil

País

Jovem resgatada com vida do mar por equipa de salvamento da câmara de Matosinhos

Uma jovem de 22 anos foi resgatada hoje com vida na praia da Meia Laranja, em Leça da Palmeira, pela equipa do Sistema de Salvamento Balnear da Câmara de Matosinhos, depois de ter ficado em "sérias dificuldades", anunciou a autarquia.

O incidente, que aconteceu às 11:00, deveu-se às "fortes correntes que se faziam sentir", impedindo a jovem de regressar a terra, salientou a câmara na sua página oficial.

A vítima foi resgatada ainda consciente e assistida no local pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e pelos Bombeiros de Matosinhos-Leça, não precisando de tratamento hospitalar, referiu.

O alerta foi dado por populares que se encontravam no local, acrescentou.

"A Proteção Civil de Matosinhos alerta que, apesar do calor que se tem feito sentir, o mar apresenta ainda características que não são as de verão com correntes e ondulação fortes, pelo que os cuidados na aproximação ao mar devem ser redobrados", salientou.

Desta forma, a Proteção Civil aconselhou as pessoas a evitarem tomar banho em praias que não conhecem e a procurar aquelas onde estão as equipas de salvamento balnear.

"Uma vez que a época balnear ainda não começou, nesta fase só a equipa do Sistema de Salvamento Balnear e a estação Salva vidas de Leixões prestam apoio às praias", explicou.

A Câmara de Matosinhos implementou o Sistema de Salvamento Balnear no verão de 2008 como resposta à "grande afluência" às praias do concelho durante todo o ano.

O Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos possui uma equipa de nadadores-salvadores com formação profissional complementar que dá assistência nas praias concessionadas e não concessionadas durante o ano inteiro.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".