sicnot

Perfil

País

Jovem resgatada com vida do mar por equipa de salvamento da câmara de Matosinhos

Uma jovem de 22 anos foi resgatada hoje com vida na praia da Meia Laranja, em Leça da Palmeira, pela equipa do Sistema de Salvamento Balnear da Câmara de Matosinhos, depois de ter ficado em "sérias dificuldades", anunciou a autarquia.

O incidente, que aconteceu às 11:00, deveu-se às "fortes correntes que se faziam sentir", impedindo a jovem de regressar a terra, salientou a câmara na sua página oficial.

A vítima foi resgatada ainda consciente e assistida no local pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e pelos Bombeiros de Matosinhos-Leça, não precisando de tratamento hospitalar, referiu.

O alerta foi dado por populares que se encontravam no local, acrescentou.

"A Proteção Civil de Matosinhos alerta que, apesar do calor que se tem feito sentir, o mar apresenta ainda características que não são as de verão com correntes e ondulação fortes, pelo que os cuidados na aproximação ao mar devem ser redobrados", salientou.

Desta forma, a Proteção Civil aconselhou as pessoas a evitarem tomar banho em praias que não conhecem e a procurar aquelas onde estão as equipas de salvamento balnear.

"Uma vez que a época balnear ainda não começou, nesta fase só a equipa do Sistema de Salvamento Balnear e a estação Salva vidas de Leixões prestam apoio às praias", explicou.

A Câmara de Matosinhos implementou o Sistema de Salvamento Balnear no verão de 2008 como resposta à "grande afluência" às praias do concelho durante todo o ano.

O Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos possui uma equipa de nadadores-salvadores com formação profissional complementar que dá assistência nas praias concessionadas e não concessionadas durante o ano inteiro.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.