sicnot

Perfil

País

Monchique em risco muito elevado de incêncio

O concelho de Monchique, no distrito de Faro, apresenta hoje risco muito elevado de incêndio, de acordo com informação disponível às 06:00 na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

Segundo o instituto, o concelho de Monchique apresenta hoje risco muito elevado de incêndio e vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Setúbal, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Aveiro, Porto e Viana do Castelo estão com risco elevado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Quanto ao estado do tempo para hoje, o instituto prevê no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado até ao final da manhã, chuva fraca ou aguaceiros fracos na região sul, estendendo-se gradualmente às restantes regiões a partir da tarde.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado a forte no Algarve e nas terras altas, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima nas regiões centro e sul.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial nas vertentes norte e terras altas, possibilidade de ocorrência de trovoada e vento fraco a moderado de noroeste, tornando-se moderado a forte a partir do meio da tarde.

Nas terras altas, o vento será moderado do quadrante norte, tornando-se forte de noroeste, com rajadas até 70 quilómetros por hora a partir do meio da tarde.

Para o grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo) prevê-se períodos de céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, aguaceiros fracos durante a madrugada e vento do quadrante norte bonançoso.

No grupo central (Graciosa, Pico, Faial, Terceira e São Jorge) o instituto prevê céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca, passando a aguaceiros fracos e vento do quadrante oeste fraco, rodando para norte e tornando-se bonançoso.

Para o grupo oriental (Santa Maria e São Miguel) a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com boas abertas, aumentando de nebulosidade a partir da noite, aguaceiros fracos a partir da noite e vento do quadrante norte bonançoso.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 16 e 28 graus Celsius, no Porto entre 17 e 28, em Vila Real entre 10 e 26, em Viseu entre 12 e 28, em Bragança entre 08 e 27, na Guarda entre 10 e 22, em Castelo Branco entre 15 e 27, em Coimbra entre 16 e 29, em Santarém entre 13 e 28, em Évora entre 10 e 28, em Beja entre 11 e 28, em Faro entre 20 e 22, no Funchal entre 16 e 21, em Ponta Delgada entre 13 e 20, na Horta entre 14 e 20 e em Santa Cruz das Flores entre 16 e 17.

Lusa

  • Espanha e Portugal a um ponto dos oitavos

    Mundial 2018 / Irão

    A Espanha colocou-se esta quarta-feira a um ponto dos oitavos de final do Mundial 2018 e deixou Portugal em situação idêntica, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do grupo B, disputado em Kazan.

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.