sicnot

Perfil

País

Portugal com segunda maior subida de emissões de CO2 na UE

As emissões de dióxido de carbono (CO2) na área da energia aumentaram ligeiramente na União Europeia, em 2015, mas Portugal registou uma subida mais acentuada, sendo o segundo maior acréscimo entre os Estados membros, revela o Eurostat.

Portugal tem duas grandes centrais a carvão, em Sines (na foto) e no Pego.

Portugal tem duas grandes centrais a carvão, em Sines (na foto) e no Pego.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters (Arquivo)

As emissões de CO2 relacionadas com os combustíveis fósseis, o principal responsável pelo aquecimento do planeta e pelas alterações climáticas, subiram 0,7% em comparação com os valores de 2014, segundo as estimativas divulgadas na terça-feira pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE).

Em Portugal, a subida de emissões foi de 8,6% em 2015, só ultrapassado pela Eslováquia, com 9,5%.

Ao contrário, Malta, Estónia, Dinamarca e Finlândia apresentam as descidas mais acentuadas.

O dióxido de carbono contribuiu com 80% para o conjunto dos gases com efeito de estufa, que a UE, como o resto do mundo, está a tentar reduzir com várias medidas, nomeadamente nos setores da energia e dos transportes, e com a assinatura do acordo global sobre o clima, no âmbito da ONU.

Portugal tem duas grandes centrais a carvão, em Sines e no Pego, e a sua atividade depende de vários fatores, desde o nível de consumo, relacionado com a situação económica do país, às condições meteorológicas, pois em anos secos, a falta de chuva vai implicar menos produção de energia nas centrais hidroelétricas, sendo necessário recorrer mais ao carvão.

Especialistas da Agência Internacional da Energia (IEA na sigla em inglês), citados num estudo de 2015, defendem que as emissões de CO2 com origem na queima de carvão terão de descer em média 8% por ano até 2040 para manter o aquecimento global abaixo de dois graus Celsius.

Lusa

  • Como reduzir as emissões de gases com efeito de estufa

    Infografias

    O efeito de estufa é um fenómeno global muito importante para a existência de vida, como a conhecemos, no Planeta Terra. Se a atmosfera terrestre não tivesse na sua composição gases com efeito de estufa (GEE), a Terra teria uma temperatura média muito mais baixa (cerca de -20°C). Estes gases funcionam como uma espécie de "cobertor" que envolve a Terra, mantendo uma temperatura amena (cerca de 15°C em média) à superfície. Ora, o aumento de concentração de GEE vai exacerbar o efeito de estufa e aumentar a temperatura média global. Há uma série de gases com efeito de estufa, como o Dióxido de carbono (CO2), o Metano (CH4) e o Óxido nitroso (N2O).

  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.