sicnot

Perfil

País

Quatro distritos sob aviso amarelo amanhã devido à previsão de chuva

Quatro distritos de Portugal continental vão estar na quinta-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© Rafael Marchante / Reuters

De acordo com o instituto, os distritos de Évora, Faro, Setúbal e Beja vão estar sob aviso amarelo entre as 06:00 e as 18:00 de quinta-feira devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O IPMA colocou ainda o distrito de Faro sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, com ondas de sueste com dois metros, em especial no Barlavento, até às 18:00 de hoje.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O instituto prevê no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado até ao final da manhã, chuva fraca ou aguaceiros fracos na região sul, estendendo-se gradualmente às restantes regiões a partir da tarde.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado a forte no Algarve e nas terras altas, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima nas regiões centro e sul.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial nas vertentes norte e terras altas, possibilidade de ocorrência de trovoada e vento fraco a moderado de noroeste, tornando-se moderado a forte a partir do meio da tarde.

Nas terras altas, o vento será moderado do quadrante norte, tornando-se forte de noroeste, com rajadas até 70 quilómetros por hora a partir do meio da tarde.

Para o grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo) prevê-se períodos de céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, aguaceiros fracos durante a madrugada e vento do quadrante norte bonançoso.

No grupo central (Graciosa, Pico, Faial, Terceira e São Jorge) o instituto prevê céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca, passando a aguaceiros fracos e vento do quadrante oeste fraco, rodando para norte e tornando-se bonançoso.

Para o grupo oriental (Santa Maria e São Miguel) a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com boas abertas, aumentando de nebulosidade a partir da noite, aguaceiros fracos a partir da noite e vento do quadrante norte bonançoso.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 16 e 28 graus Celsius, no Porto entre 17 e 28, em Vila Real entre 10 e 26, em Viseu entre 12 e 28, em Bragança entre 08 e 27, na Guarda entre 10 e 22, em Castelo Branco entre 15 e 27, em Coimbra entre 16 e 29, em Santarém entre 13 e 28, em Évora entre 10 e 28, em Beja entre 11 e 28, em Faro entre 20 e 22, no Funchal entre 16 e 21, em Ponta Delgada entre 13 e 20, na Horta entre 14 e 20 e em Santa Cruz das Flores entre 16 e 17.

Com Lusa

  • Apoiar o Governo "é um dever constitucional"
    0:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que apoiar o Governo é um dever constitucional do Presidente da República. Num balanço do primeiro ano em Belém, Marcelo respondeu assim a quem o acusa de andar com o Governo "ao colo".

  • Brexit só avança com aprovação parlamentar
    3:04

    Brexit

    O Supremo Tribunal britânico decidiu que o Governo precisa de ter a aprovação do Parlamento para avançar com o Brexit. A decisão foi validada por uma maioria de oito contra três juízes e justificada esta terça-feira pelo Supremo britânico. Por consequência, a libra esterlina atingiu a cotação mais alta do ano em relação ao dólar.

  • Primeira-ministra da Escócia apela ao voto contra a saída da UE
    2:25

    Brexit

    Depois da decisão do Supremo Tribunal britânico em relação ao Brexit, a primeira-ministra da Escócia veio pedir aos deputados que votem contra a saída da União Europeia. Nicola Sturgeon vai apresentar uma moção no Parlamento escocês para que este se pronuncie sobre o Brexit.

  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.

  • As propostas Chanel para a próxima estação
    1:34

    Mundo

    Um dos desfiles mais aguardados do mundo da moda aconteceu esta segunda-feira, em Paris, com as propostas da casa Chanel para a próxima estação primavera/verão. No final do desfile, e pela primeira vez em 30 anos, Karl Lagarfeld não deu nenhuma entrevista à comunicação social.