sicnot

Perfil

País

Fim de semana com chuva, vento e descida da temperatura

O fim de semana vai ser marcado por chuva, com possibilidade de ocorrência de trovoadas e vento forte, disse à agência Lusa o meteorologista Bruno Café, salientando que as temperaturas máximas vão descer até 10 graus Celsius.

© Miguel Vidal / Reuters

"No fim de semana, vamos ter a aproximação de uma depressão muito cavada que irá dar origem a precipitação, que será forte entre a tarde de sábado e a manhã de domingo. Está previsto também vento forte", adiantou o especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Bruno Café, hoje e sexta-feira está previsto céu muito nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros que pontualmente poderão ser fortes e acompanhados por trovoadas.

"Em relação às temperaturas, está prevista uma descida da máxima hoje e sexta-feira, que combinada será superior a 10 graus, ou seja, passamos de temperaturas em que em alguns distritos tiveram valores superiores a 30 graus para sexta-feira [estarão] a rondar os 15 a 20 graus na generalidade do território", declarou.

No que diz respeito às temperaturas mínimas, Bruno Café salientou que estas vão sofrer uma pequena descida, "sem grande relevância".

"A tendência para o início da próxima semana é a de continuação de precipitação", concluiu.

Por causa da chuva por vezes forte, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Évora, Faro, Setúbal e Beja entre as 06:00 e as 18:00 hoje.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O instituto prevê nas regiões do norte e centro do continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, progredindo gradualmente de sul para norte, e que poderão ser pontualmente fortes a partir do início da tarde, possibilidade de ocorrência de trovoada a partir da tarde, vento fraco, soprando por vezes moderado do quadrante sul nas terras altas da região centro e descida da temperatura máxima, sendo acentuada no litoral.

No sul prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, que serão pontualmente fortes, condições favoráveis à ocorrência de trovoada, vento fraco, soprando por vezes moderado do quadrante sul e descida da temperatura máxima, sendo acentuada no litoral oeste.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros nas vertentes norte e terras altas, sendo em geral fracos e pouco frequentes e vento moderado a forte de noroeste, soprando forte com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas até ao final da manhã.

Para os Açores o instituto prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas, tornando-se encoberto a partir do final da tarde, aguaceiros fracos a partir da noite e vento bonançoso, tornando-se moderado.

Em Lisboa e no Porto as temperaturas vão oscilar entre 16 e 20 graus Celsius, em Vila Real entre 14 e 23, em Bragança entre 13 e 25, em Viseu entre 14 e 21, na Guarda entre 13 e 18, em Coimbra entre 16 e 22, em Castelo Branco entre 14 e 21, em Santarém entre 14 e 22, em Évora entre 14 e 21, em Beja entre 15 e 21, em Faro e no Funchal entre 16 e 21, em Ponta Delgada e Horta entre 14 e 20 e em Santa Cruz das Flores entre 14 e 18.

Lusa

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.