sicnot

Perfil

País

Pólenes muito elevados no Alentejo e Algarve a partir de amanhã

Os pólenes vão estar em níveis muito elevados nas regiões do Alentejo e do Algarve a partir de sexta-feira e durante uma semana, revelou hoje a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

De acordo com as previsões do boletim polínico semanal, os níveis de pólenes vão estar baixos no Funchal e em Ponta Delgada. (Arquivo)

De acordo com as previsões do boletim polínico semanal, os níveis de pólenes vão estar baixos no Funchal e em Ponta Delgada. (Arquivo)

REUTERS

Segundo a SPAIC, a previsão para a semana de 6 a 12 de maio indica que em Évora (região do Alentejo) os pólenes encontram-se em níveis muito elevados, em particular devido aos pólenes das árvores sobreiro e oliveira e das ervas urtigas, azeda, tanchagem e gramíneas.

Também em Portimão (região do Algarve), os pólenes vão estar em níveis elevados, predominando no ar os pólenes de oliveira, sobreiro, e carvalhos e das ervas gramíneas, tanchagem, urtiga e quenopódio.

No resto do país os níveis de pólenes vão estar em níveis moderados, sendo que na região de Lisboa e Setúbal predominam os pólenes das árvores oliveira, sobreiro e outros carvalhos e das ervas gramíneas, urtiga e parietária.

Para o Norte, a região de Trás-Os-Montes e Alto Douro vão ter níveis moderados de pólenes, sobretudo de pinheiro, carvalhos, bétula e oliveira e das ervas gramíneas, azeda, parietária e tanchagem.

No Porto (região de Entre Douro e Minho), os pólenes predominantes são os das árvores carvalho, pinheiro e bétula e da erva urtiga.

Em Castelo Branco (região da Beira Interior) e Coimbra (Beira Litoral) predominam os pólenes do carvalho, oliveira e bétula e das ervas urtiga, azeda, gramíneas, tanchagem e parietária.

No arquipélago dos Açores, os pólenes estão igualmente em níveis moderados, com destaque para os dos pinheiros, carvalhos e bétula e os das ervas urtiga e parietária.

Já na Madeira, os pólenes atingem níveis baixos, predominando os das árvores pinheiro, cipreste e bétula e das ervas urtiga e parietária.

Lusa

  • Níveis de pólen cada vez mais elevados

    País

    A produção de pólenes em Portugal está a aumentar e as pessoas mais sensíveis começam a sentir os sintomas cada vez mais cedo, segundo um estudo nacional que avaliou as mudanças registadas nos últimos 12 anos.

  • Acidente durante funeral em Miranda do Corvo causa 12 feridos
    2:39

    País

    Um acidente na zona de Miranda do Corvo fez esta terça-feira 12 feridos, um em estado grave. Foi durante um funeral, quando falharam os travões a um dos carros que seguia no cortejo, como explicou, em direto do local, o repórter Miguel Ângelo Marques.

  • Instalações militares vão ter reforço de segurança
    0:52

    Assalto em Tancos

    Depois do caso do roubo de material em Tancos, várias instalações militares vão sofrer um reforço de segurança do material que armazenam. As conclusões sobre o furto dos paióis de Tancos serviram de base às medidas anunciadas esta terça-feira pelo Ministério da Defesa. 

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Os elevadores do futuro
    7:13
  • Demências afetam 50 milhões de pessoas
    2:23

    Mundo

    Cinquenta milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 150 mil em Portugal sofrem de demências como o Alzheimer ou o Parkinson. Oitenta especialistas de 21 países reúnem-se esta semana na Fundação Champalimau, em Lisboa, para falar deste tipo de epidemia silenciosa.

  • Furacão Maria deixa 25 mil pessoas sem eletricidade em Guadalupe
    2:24
  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC